Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Reconhecemos o valor das patentes, mas as pessoas são prioridade"

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez esta sexta-feira a apresentação de um projeto que funcionará em cojunto com o 'ACT Accelerator', uma coligação para acelerar o acesso a testes e vacinas contra a Covid-19 em todo o mundo.

"Reconhecemos o valor das patentes, mas as pessoas são prioridade"
Notícias ao Minuto

17:22 - 29/05/20 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Tedros Ghebreyesus

"A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o importante papel das patentes em fomentar a inovação. Mas esta é uma altura em que as pessoas têm que ser prioridade", disse esta sexta-feira Tedros Adhanom Ghebreyesus, no briefing diário da OMS.

O diretor-geral desta organização das Nações Unidas falava sobre a apresentação do projeto 'COVID-19 Technology Access Pool' ou 'C-TAP', primeiramente proposto por Carlos Alvarado, presidente da Costa Rica.

Esta é uma iniciativa "irmã" do 'ACT Accelerator', uma coligação de países, organizações e empresas empenhadas em assegurar vacinas e testes de diagnóstico para a Covid-19 acessíveis rapidamente e em todo o mundo.

"As ferramentas para prevenir, detetar e tratar a Covid-19 são bens públicos globais e têm que estar acessíveis a todos. A ciência dá-nos soluções, mas para que estas funcionem para toda a gente precisamos de solidariedade", completou.

Tedros Adhanom Ghebreyesus reforçou que a Covid-19 "trouxe a lume a desigualdades do nosso mundo" mas também está "a oferecer a oportunidade de equilibrar essas desigualdades e construir um mundo mais justo - um mundo onde a saúde não é um privilégio de alguns mas um bem comum".

Recorde-se que o 'ACT Accelerator' conta com o apoio de mais de 30 países e parceiros, como França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália, União Africana, a fundação Gates, a Comissão Europeia e a União Africana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório