O Tribunal Supremo da Índia ordenou esta quinta-feira que os governos estatais do país devem assegurar transporte gratuito às centenas de trabalhadores migrantes que tentam regressar às suas cidades e aldeias, depois de terem perdido os seus empregos por causa da pandemia de coronavírus. Como dá conta a Associated Press, para além do transporte gratuito, o Supremo também ordenou que fosse distribuída comida e água aos trabalhadores migrantes.
O Supremo quer ainda que os governos estatais assegurem que os trabalhadores migrantes apanham os comboios ou autocarros o mais brevemente possível.
Esta decisão surge depois das imagens que passaram nas televisões locais e que mostraram trabalhadores migrantes desesperados e esfomeados a roubarem bancas de comida nas estações de comboios e nas autoestradas.
Vários trabalhadores migrantes morreram esta semana durante viagens de comboio por causa das temperaturas extremas que se têm feito sentir na Índia, e que chegaram a atingir os 45 graus Celsius.
O governo liderado por Narendra Modi impôs a quarentena na Índia no dia 25 de março, o que interrompeu a circulação dos meios de transporte, nomeadamente do comboio, o principal meio de transporte no país.
Depois de perderem os empregos por causa da pandemia, muitos trabalhadores migrantes caminharam a pé durante vários dias para regressarem às suas casas.