Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Governo turco ameaça expulsar embaixadores estrangeiros

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, ameaçou hoje a expulsão de embaixadores estrangeiros por "ações provocatórias", na sequência de uma operação de combate à corrupção.

Governo turco ameaça expulsar embaixadores estrangeiros
Notícias ao Minuto

13:11 - 21/12/13 por Lusa

Mundo Tayyip Erdogan

"Alguns embaixadores estão envolvidos em ações provocatórias... Façam o seu trabalho", disse Erdogan na televisão turca, em Samsun, acrescentando: "Não temos de ficar convosco no nosso país".

O aviso de Erdogan foi considerado como uma ameaça velada ao embaixador dos Estados Unidos em Ancara, Francis Ricciardone, que, segundo órgãos de comunicação afetos ao Governo turco, disse a alguns emissários da União Europeia que Washington advertiu o banco turco estatal Halkbank para cortar os negócios com o Irão, alvo de sanções internacionais.

O responsável pelo Halkbank, Suleyman Aslan, foi uma das pessoas presas numa investigação de grande escala que atingiu o Governo, em funções desde 2002.

O jornal Hurriyet referiu que Aslan foi acusado de ter recebido subornos.

Juízes em Istambul acusaram ainda os filhos do ministro do Interior, Muammer Guler, Baris Guler, e do ministro da Economia, Zafer Caglayan, Kaan Caglayan, ambos por terem agido como intermediários para darem e receberem subornos.

O empresário azeri Reza Zarrab foi também indiciado por ter sido encarregado de formar uma rede que subornava funcionários para disfarçar as vendas de ouro ilegais ao Irão via Halkbank.

A polícia encontrou 4,5 milhões de dólares (3,3 milhões de euros, ao câmbio atual) escondidos numa caixa de sapatos na casa de Aslan, revelaram os órgãos de comunicação social turca, na semana passada, citando fontes judiciais.

O Halkbank ficou sobre fogo cruzado dos Estados Unidos pelas transações alegadamente ilegais para o Irão, mas o banco negou as acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório