Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Coronavírus pode ser "apenas a ponta do icebergue", avisa investigadora

Uma das principais cientistas chinesas afirma que é preciso estudar "os vírus desconhecidos dos animais selvagens na natureza" para evitar surtos pandémicos semelhantes à Covid-19.

Coronavírus pode ser "apenas a ponta do icebergue", avisa investigadora
Notícias ao Minuto

23:27 - 25/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

Shi Zhengli foi apelidada de “mulher morcego” pela imprensa pelas suas investigações que envolvem estes animais. É uma das principais cientistas chinesas e especializou-se nas transmissões de vírus dos morcegos.

Esta segunda-feira foi transmitida uma entrevista que concedeu à CGTN e na qual deixou um alerta. Shi Zhengli considera que o surto de coronavírus pode ser “apenas a ponta do icebergue” relativamente ao que a humanidade poderá enfrentar brevemente, se não houver um esforço global para evitar surtos pandémicos semelhantes.

“Se queremos evitar que os seres humanos sofram com o próximo surto infeccioso, precisamos de ter conhecimento de uma forma antecipada destes vírus desconhecidos transportados por animais selvagens na natureza e emitir avisos sobre estes vírus mais cedo”, asseverou a investigadora.

“Se não estudarmos estes vírus, poderá haver outro surto”, frisou Shi Zhengli, que é a diretora-adjunta do Instituto de Virologia de Wuhan, o laboratório que os Estados Unidos acusam de ter libertado o SARS-CoV-2 acidentalmente.

Uma acusação refutada por Shi Zhengli, que argumentou que as estirpes que estavam a ser investigadas eram diferentes da estirpe do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório