Meteorologia

  • 09 JULHO 2020
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 30º

Edição

Especialista da Casa Branca apela ao uso de máscara

Uma das coordenadoras do grupo de trabalho da administração dos Estados Unidos para a covid-19, Deborah Birx, apelou hoje aos norte-americanos para que usem máscara e mantenham o distanciamento social.

Especialista da Casa Branca apela ao uso de máscara
Notícias ao Minuto

20:19 - 24/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Num dia de feriado nacional - assinala-se o Memorial Day - que representa habitualmente para os norte-americanos o arranque oficioso do verão, milhares de pessoas foram vistas nas praias e ao ar livre, sem respeitarem o distanciamento aconselhado.

"O distanciamento social é absolutamente decisivo", alertou Deborah Birx em declarações ao programa televisivo This Week, da ABC, recordando a "propagação assintomática" da doença e apelando ao uso de máscaras.

Apesar de esta ser uma das recomendações das autoridades de saúde para conter a pandemia, tanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como o vice-presidente, Mike Pence, negam-se a utilizá-la em todos os eventos públicos em que marcam presença.

O apelo de Deborah Birx é deixado numa altura em que nos Estados Unidos se aproximam dos cem mil mortos em consequência da covid-19.

De acordo com os dados mais recentes, os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, tanto em número de mortes quanto em casos, com 97.087 mortes para 1.621.658 casos.

O jornal norte-americano The New York Times dedica a primeira página da edição de hoje a mil vítimas mortais do coronavírus, evocando a vida de cada uma e com o título "Uma perda incalculável".

"Estas mil pessoas representam apenas um por cento do total. Nenhuma delas era apenas um número", escreve o jornal na capa.

Donald Trump, candidato à reeleição para a presidência em novembro e preocupado com a recuperação económica, está a pedir aos governadores democráticos que "libertem" o seu Estado, num desafio aos avisos dos consultores científicos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório