Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Líbia. Forças pró-governamentais conquistam posições a sul de Tripoli

As forças leais ao Governo de Acordo Nacional líbio (GAN), reconhecido pela ONU, anunciaram hoje ter conquistado ao marechal Khalifa Haftar três importantes campos militares a sul de Tripoli.

Líbia. Forças pró-governamentais conquistam posições a sul de Tripoli
Notícias ao Minuto

19:41 - 23/05/20 por Lusa

Mundo Líbia

"As nossas forças reconquistaram o controlo dos campos de Yarmouk, Hamza e Al-Sawarikh e continuam a perseguir as milícias de Haftar em fuga", declarou em comunicado o porta-voz das forças pró-GAN, Mohamad Gnounou.

Estes campos militares são os mais importantes nos arredores a sul de Tripoli, estiveram no centro de violentos combates e mudaram de mãos várias vezes antes de ficarem sob domínio das forças de Haftar, homem forte do leste da Líbia, em outubro de 2019.

Na terça-feira, o porta-voz das forças leais a Haftar, Ahmad al-Mismari, anunciou uma retirada de algumas posições a sul de Tripoli, no quadro de um "reposicionamento".

Em abril de 2019, o marechal Haftar lançou uma ofensiva para conquistar Tripoli, sede do GAN, numa luta pelo poder num país mergulhado no caos desde a queda do regime de Moammar Kadhafi, em 2011.

Ao longo de meses, as ingerências estrangeiras exacerbaram o conflito, com os Emirados Árabes Unidos e a Rússia a apoiarem o campo de Haftar e a Turquia ao lado do governo.

Com um apoio turco cada vez mais forte, as forças do GAN registaram alguns êxitos militares nas últimas semanas, graças essencialmente à sua superioridade aérea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório