"As nossas forças reconquistaram o controlo dos campos de Yarmouk, Hamza e Al-Sawarikh e continuam a perseguir as milícias de Haftar em fuga", declarou em comunicado o porta-voz das forças pró-GAN, Mohamad Gnounou.
Estes campos militares são os mais importantes nos arredores a sul de Tripoli, estiveram no centro de violentos combates e mudaram de mãos várias vezes antes de ficarem sob domínio das forças de Haftar, homem forte do leste da Líbia, em outubro de 2019.
Na terça-feira, o porta-voz das forças leais a Haftar, Ahmad al-Mismari, anunciou uma retirada de algumas posições a sul de Tripoli, no quadro de um "reposicionamento".
Em abril de 2019, o marechal Haftar lançou uma ofensiva para conquistar Tripoli, sede do GAN, numa luta pelo poder num país mergulhado no caos desde a queda do regime de Moammar Kadhafi, em 2011.
Ao longo de meses, as ingerências estrangeiras exacerbaram o conflito, com os Emirados Árabes Unidos e a Rússia a apoiarem o campo de Haftar e a Turquia ao lado do governo.
Com um apoio turco cada vez mais forte, as forças do GAN registaram alguns êxitos militares nas últimas semanas, graças essencialmente à sua superioridade aérea.