Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Tribunal obriga avó a retirar fotos dos netos das redes sociais

Processo foi interposto pelos pais das crianças. A avó terá que remover as imagens ou pagar 50 euros por cada dia que estas permanecerem online.

Tribunal obriga avó a retirar fotos dos netos das redes sociais
Notícias ao Minuto

22:51 - 22/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Países Baixos

Um tribunal dos Países Baixos obrigou uma avó a retirar as fotografias dos seus netos das redes sociais, por terem sido colocadas sem permissão dos pais.

O caso acabou em tribunal porque a mãe da crianças - filha da acusada - pediu várias vezes para que as fotografias fossem removidas (das plataformas Facebook e Pinterest), mas sem sucesso.

De acordo com a BBC, o juiz decidiu a favor dos pais citando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia. Um especialista indicou à mesma publicação que a decisão do tribunal reflete a "posição que o tribunal europeu tem adotado há vários anos".

Sublinhe-se que o RGPD não se aplica a dados "do foro familiar", mas essa exceção não se aplica neste caso porque a publicação de imagens nas redes sociais torna-as visíveis a uma audiência muito alargada, de acordo com a decisão do juiz.

A avó foi obrigada a remover as imagens ou teria que pagar uma multa de 50 euros por cada dia que estas permanecessem online depois da decisão, até um limite máximo de mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório