Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Chang não terá julgamento sério porque Frelimo quer proteger Nyusi

A consultora Eurasia considerou hoje que o antigo ministro das Finanças de Moçambique Manuel Chang dificilmente terá um julgamento sério no país devido à tentativa das autoridades de proteger o antigo e o atual Presidente da República.

Chang não terá julgamento sério porque Frelimo quer proteger Nyusi

"A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) gostaria de impedir Chang de testemunhar nos Estados Unidos, onde poderia implicar a liderança do partido, incluindo o Presidente Filipe Nyusi e o antigo Presidente Armando Guebuza", lê-se numa análise sobre o impacto da localização do julgamento do antigo governante.

No comentário, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, o diretor do departamento africano da Eurasia, Darias Jonker, escreve que "apesar de a Frelimo estar numa forte posição política depois da decisiva vitória nas eleições de outubro, mais revelações sobre o escândalo nos Estados Unidos vão provavelmente aprofundar as tensões dentro do partido".

No comentário, a Eurasia critica que "as acusações contra Chang em Moçambique ainda não foram colocadas em tribunal, mas é improvável que tenha um julgamento sério, já que as autoridades vão tentar proteger a Frelimo".

Para esta consultora, que coloca a trajetória de evolução de Moçambique a curto e longo prazo como 'Negativa', o conjunto de notícias que tem saído sobre a atuação do Governo "mostra a ansiedade do Governo em impedir que o escândalo das dívidas ocultas se torne um perigo político ainda maior".

Manuel Chang, que foi ministro das Finanças no segundo mandato do Presidente Armando Guebuza, entre 2010 e 2015, encontra-se detido na África do Sul desde 29 de dezembro de 2018, a pedido da Justiça dos EUA, por fraude, corrupção e lavagem de dinheiro numa burla internacional de 2,2 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros), no chamado caso das 'dívidas ocultas'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório