Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Tensão entre partidários e opositores ao Governo na Sérvia

Centenas de pessoas concentraram-se hoje em frente ao Parlamento sérvio, em Belgrado, em manifestações a favor e contra a administração do Governo, incluindo cânticos e troca de insultos, num clima de grande tensão.

Tensão entre partidários e opositores ao Governo na Sérvia
Notícias ao Minuto

22:13 - 11/05/20 por Lusa

Mundo Sérvia

Os manifestantes, entre partidários do presidente sérvio e líder do Partido Progressista da Sérvia (SNS), Aleksandar Vucic, e partidários do líder ultranacionalista da oposição, Bosko Obradovic, cantaram slogans e trocaram insultos, enquanto carregavam faixas e batiam em panelas.

O líder ultranacionalista, que juntamente com outros partidos da oposição anunciou um boicote às eleições legislativas, marcadas para 21 de junho, acusa Vucic e o governo de não querer garantir eleições livres e honestas. Em protesto, Obradovic iniciou uma greve de fome, à qual se associaram, por razões opostas, dois deputados do partido no poder.

Aleksandar Martinovic e Sandra Bozic pedem, nomeadamente, que a Justiça investigue as pessoas que participaram num distúrbio orquestrado pelo partido de Obradovic, Dveri, em 08 de maio, em frente ao Parlamento.

Naquele dia, dezenas de seguidores da formação ultranacionalista e o próprio Obradovic tentaram impedir o acesso à câmara dos deputados do SNS e exigiram adiar as eleições.

Depois de confrontos com os agentes, quinze militantes do Dveri foram detidos pela polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório