Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Diminuição do ozono sem precedentes no Ártico durante breve período

A agência meteorológica da ONU indicou hoje que a diminuição da camada de ozono, que protege a Terra dos níveis prejudiciais da radiação ultravioleta, atingiu brevemente um nível sem precedentes, em grandes áreas do Ártico em março.

Diminuição do ozono sem precedentes no Ártico durante breve período
Notícias ao Minuto

17:43 - 01/05/20 por Lusa

Mundo Março

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) atribui este 'pico' à presença persistente na atmosfera de substâncias que destroem o ozono e a temperaturas muito frias na estratosfera que impediram o ozono de alcançar a região norte.

Clare Nullis, porta-voz da OMM, disse que as condições "voltaram ao normal" em abril, e que a diminuição temporária não causou "especial preocupação".

Segundo a porta-voz, o Protocolo de Montreal, que levou à redução drástica da produção de substâncias prejudiciais para a camada de ozono, como os clorofluorcarbonetos (CFCs), ajudou a limitar a diminuição da camada nesta primavera.

A luz solar, os campos de vento, os químicos nocivos e as temperaturas abaixo de -- 80ºC levam à formação de buracos de ozono, referiu a OMM.

A maior parte da diminuição de ozono no Ártico ocorre no "vórtice polar", uma região de ventos circulares de sopro rápido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório