Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Suposto comboio de Kim Jong-un avistado em imagens de satélite

Um suposto comboio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, foi avistado em imagens de satélite, entre 21 e 23 de abril, parado numa estação reservada à sua família, na cidade de Wonsan, revelou a imprensa internacional.  

Suposto comboio de Kim Jong-un avistado em imagens de satélite
Notícias ao Minuto

13:01 - 26/04/20 por Lusa

Mundo Kim Jong-un

As fotografias foram publicadas pelo portal especializado em assuntos norte-coreanos, 38 North, e, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a locomotiva está estacionada, naquele local, pelo menos desde terça-feira.

As imagens surgem numa altura em que se especula sobre o estado de saúde Kim Jong-un, que não aparece em nenhuma das fotografias oficiais do dia 15 de abril, quando se comemora o nascimento do fundador do regime e seu avó, Kim Il-sung.

De acordo com o portal norte-americano 38 North, a presença do comboio "não prova nada sobre o paradeiro do líder norte-coreano nem indica sobre o seu estado de saúde", adiantando, por outro lado, que "dá credibilidade de que Kim está numa zona balnear na costa leste".

Na terça-feira, a cadeia de televisão norte-americana CNN informou, segundo fontes não identificadas, que Kim Jong-un estava em "grande perigo" depois de uma cirurgia cardíaca.

Por seu turno, os serviços de inteligência da Coreia do Sul afirmaram que "nenhuma situação incomum" foi observada no seu vizinho do norte.

Já o Daily NK, um meio de comunicação administrado por norte-coreanos desertados, disse o líder norte-coreano havia sido operado em abril, devido a problemas cardiovasculares, e estava a recuperar numa vila da província de Pyongan Norte.

Kim Jong-un não aparece em nenhum ato público desde uma reunião do departamento do Partido dos Trabalhadores da Coreia e uma visita de inspeção a uma base aérea, em 11 de abril.

Com 36 anos, o líder norte-coreano tem problemas de obesidade e é um fumador compulsivo.

O estado de saúde de Kim Jong-un permanece em grande mistério, de acordo com a agência EFE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório