Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Reino Unido preocupado com segurança após teste militar iraniano

O Governo do Reino Unido admitiu hoje que está "muito preocupado" com o lançamento do primeiro satélite militar iraniano e considerou que o programa balístico de Teerão constitui uma "ameaça à segurança regional".

Reino Unido preocupado com segurança após teste militar iraniano
Notícias ao Minuto

13:48 - 24/04/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

"As informações de que o Irão lançou um satélite com tecnologia para mísseis balísticos são muito preocupantes", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, em comunicado.

"Tal como os nossos parceiros internacionais, há muito que temos sérias preocupações com o programa de mísseis balísticos do Irão, que é desestabilizador para a região e representa uma ameaça à segurança regional", acrescentou.

O lançamento, cujo sucesso não pôde ser verificado de forma independente, "viola a resolução 2231ª do Conselho de Segurança das Nações Unidas" - que proíbe o lançamento de mísseis nucleares por parte do Irão -, alertou o ministério britânico, pedindo a Teerão que "a cumpra".

O Irão anunciou na quarta-feira o "lançamento bem-sucedido" de um satélite militar chamado 'Nour' ('Luz' em persa), apresentado pela Guarda Revolucionária - o exército ideológico da República Islâmica do Irão - como "um novo desenvolvimento a nível espacial".

O rival regional do Irão, Israel, acredita que o programa espacial é "uma fachada" usada por Teerão para desenvolver mísseis balísticos.

Também a França já tinha criticado o anúncio do Irão, condenado "veementemente" o lançamento do satélite militar.

Os EUA convocaram a comunidade internacional a condenar a iniciativa iraniana, alegando que Teerão violou a resolução das Nações Unidas.

"Devido à proximidade de tecnologias usadas para lançamentos espaciais e mísseis balísticos, este lançamento contribui diretamente para o desenvolvimento já muito preocupante do Irão no seu programa de mísseis balísticos", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório