Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Uso obrigatório de máscara nos transportes na maioria dos Estados alemães

A maioria dos Estados federados alemães, incluindo a capital, Berlim, vão impor, a partir do próximo dia 27, o uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos para prevenir o contágio da pandemia de covid-19.

Uso obrigatório de máscara nos transportes na maioria dos Estados alemães
Notícias ao Minuto

16:06 - 21/04/20 por Lusa

Mundo Pandemia

Segundo o presidente da câmara de Berlim, Michael Muller, o uso de máscara será obrigatório porque, nos transportes, "não é possível garantir uma distância de dois metros entre as pessoas".

Até agora, dez dos 16 Estados alemães anunciaram as mesmas obrigações para limitar a propagação do novo coronavírus.

Segundo os dados mais recentes, a Alemanha registou até agora cerca de 140.000 casos de infeção, de que resultaram pouco mais de 4.500 óbitos, tendo o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, afirmado hoje que a pandemia está "sob controle e gerível".

"Estamos ainda longe de sair de sair da pandemia", advertiu, porém, a chanceler alemã, Angela Merkel, avisando a população para a possibilidade de um ressurgimento do vírus.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 558 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório