Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2021
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Médicos 'convidados' a não escrever Covid-19 em certidões de óbito

Denúncia foi pela Good Law Project, uma organização sem fins lucrativos que atua no Reino Unido.

Médicos 'convidados' a não escrever Covid-19 em certidões de óbito

Segundo uma denúncia da organização Good Law Project, há hospitais a recomendarem aos médicos que não escrevam que a causa de morte dos seus pacientes tenha sido por Covid-19.

De acordo com o declarado, com base em documentos de circulação interna de hospitais, os médicos são convidados a não declarar a morte por Covid-19, mas sim por "pneumonia" ou "pneumonia adquirida na comunidade".

A recomendação, intitulada 'guia para a certificação de óbito em casos de pacientes de Covid-19 confirmados durante a pandemia', esclarece que todas as mortes pelo novo coronavírus devem ser reportadas aos responsáveis do hospital.

Porém, num ponto inferior, explica-se que "não é obrigatório escrever Covid-19 como parte do certificado médico de causa de morte", explica o jornal Daily Mail.

"Se os médicos estão a ser gentilmente desencorajados a reportar mortes por Covid-19, não temos forma de saber que os dados do Governo por coronavírus são precisos", esclareceu a fundação responsável pela denúncia, informando, contudo, que este tipo de caso só terá sido verificado na gestão de um hospital.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório