Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Argentina cria teste que deteta casos de Covid-19 em 3 minutos

Software dá pelo nome de Covid X e a taxa de precisão varia entre os 95% e os 98%.

Argentina cria teste que deteta casos de Covid-19 em 3 minutos
Notícias ao Minuto

16:34 - 10/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Um grupo de investigadores argentinos criou um sistema gratuito que promete detetar casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em apenas três minutos, com uma taxa de precisão entre os 95% e os 98%, escreve o jornal Clarín.

projeto dá pelo nome de Covid X e foi desenvolvido através de uma equipa formada por sete estudantes da provenientes da Universidad Argentina de la Empresa, fa Universidad Nacional de San Juan e do Instituto Tecnológico de Buenos Aires.

Este software trabalha com base em radiografias feitas ao tórax, juntamente com um sistema de inteligência artificial, e, pese embora o elevado grau de precisão, o diretor do projeto, Santiago Bassani, avisa que não substitui os testes médicos até agora utilizados.

"Sob nenhum ponto de vista substitui os testes PCR [Polymerase Chain Reaction]. O uso de radiografias e tomografias computadorizadas tem como objetivo ser uma alternativa aos chamados testes rápidos", afirmou.

Ainda assim, Santiago Bassani sublinha: "Dado os resultados experimentais que obtivemos até este momento e tendo como base as medidas que outros países adotaram, constatamos que há lugar para o uso deste tipo de técnicas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório