Governo da Líbia denuncia armamento enviado para forças leais a Haftar

O Governo de Acordo Nacional da Líbia denunciou hoje a atracagem de um navio no porto de Tobruk, proveniente do Egito, carregado de armamento e munições para as milícias que apoiam o marechal Khalifa Haftar.

Notícia

© Reuters

Lusa
08/04/2020 20:50 ‧ 08/04/2020 por Lusa

Mundo

Líbia

De acordo com um porta-voz militar da aliança entre o Governo de Acordo Nacional (GAN) e as forças da cidade de Misurata, citado pela agência espanhola Efe, a embarcação transportava mísseis, armas de fogo, veículos de combate e munições - uma violação do embargo imposto pelas Nações Unidas, em 2011.

Contudo, fontes oficiais no leste da Líbia -- onde está localizado o porto de Tobruk -- referiram que o navio apenas transportava alimentos e material médico.

Os conflitos entre as forças da aliança GAN/Misurata e os grupos armadas leais ao marechal Haftar continuam, apesar do cessar-fogo pedido pelas Nações Unidas, para focalizar esforços na mitigação da pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

De acordo com Governo líbio, os militares apoiados pelo GAN abateram dois aparelhos aéreos e vários veículos blindados das forças de Haftar, na terça-feira, em Salah al-Din, no sul de Tripoli, capital do país.

O marechal Khalifa Haftar, apoiado, entre outros, pelo Egito e Emirados Árabes Unidos, desencadeou em abril de 2019 uma ofensiva em direção à capital, Tripoli, onde está o Governo chefiado por Fayez al-Sarraj, reconhecido pela comunidade internacional.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas