Vanuatu 'varrido' por ciclone com ventos de mais de 200km/h

Imagens que correm nas redes sociais mostram intensidade dos ventos que afetam este arquipélago do Pacífico.

Vanuatu 'varrido' por ciclone com ventos de mais de 200km/hVídeo

© Reprodução Twitter

Notícias Ao Minuto com Lusa
07/04/2020 07:52 ‧ 07/04/2020 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo

Vídeo

As ilhas de Vanuatu foram atingidas durante as últimas horas por um ciclone tropical de intensidade há muito não verificada nesta região do globo, relata a CNN.

Com ventos de mais de 200 km/h, mas também com pluviosidade intensa, nas imagens partilhadas nas redes sociais pode perceber-se a intensidade deste ciclone.

Devido a este fenómeno meteorológico extremo, as autoridades locais, a lutar contra o surto de novo coronavírus no país, deram por suspensas as regras do distanciamento social.

Não há até ao momento informação sobre vítimas mortais no arquipélago de Vanuatu, país do Oceano Pacífico formado por cerca de 80 ilhas.

O ciclone de nível 5, a categoria mais alta, com rajadas de vento até 235 quilómetros por hora, e agora em direção a Fiji, entrou na segunda-feira pela província nordeste de Sanma, onde está localizada a segunda cidade mais populosa do país, Luganville, com 13.200 habitantes.

As comunicações com parte da região de Sanma não estão operacionais, informou o Escritório Nacional de Controlo de Desastres de Vanuatu.

Em outras áreas do país foram relatadas inundações, queda de árvores, deslizamentos de terra e centenas de edifícios danificados pela chuva e pelo forte vento.

As autoridades indicaram que hoje um avião vai descolar em tarefas de reconhecimento sobre as áreas isoladas para se definir o envio de equipas de assistência.

Na semana passada, o ciclone Harold provocou a morte a 27 pessoas nas Ilhas Salomão, na sequência de um naufrágio de um navio de passageiros.

Confira as imagens da fúria da tempestade das últimas horas na galeria acima.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas