Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Família com 'contágio completo' incluindo 11 filhos do casal

A família Cebrian Gervas foi duramente afetada pela expansão de contágios em Espanha e depois de a mãe desta família ter adoecido... seguiram-se todos os restantes membros.

Covid-19: Família com 'contágio completo' incluindo 11 filhos do casal
Notícias ao Minuto

10:12 - 04/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Os 13 membros da família Cebrian Gervas, de Valladolid, Espanha, ficaram recentemente doentes com o novo coronavírus.

Pai, mãe e os 13 filhos do casal, o mais novo com um ano e a mais velha com 15, começaram todos a sentir sintomas depois de a progenitora ter sido diagnosticada com a doença. 

Com todos doentes, mas reservados ao confinamento profilático, o seu apartamento, um andar com 170 metros no bairro de Huerta del Rey, obrigou José e Irene, os cabeças de casal, a transformarem a casa num pequeno hospital. 

"Ficamos assustados. Quando vemos os nossos filhos a tremer, a vomitar e sem saber o que fazer. Estive muito doente, mas só pensava que não podia ir para o hospital e deixá-los em casa. Ninguém nos podia vir ajudar. Até agora, nunca senti tanto medo na minha vida", explica o pai ao jornal El Espanol

"Os primeiros três dias foram difíceis, apesar do paracetamol ter aliviado as dores. Passados seis dias, quando já estávamos quase sem sintomas, piorámos rapidamente e eu comecei a ter problemas respiratórios e a minha mulher estava tão cansada que nem conseguia sair da cama", continuou.

"Entrei numa fase em que só pensava que tinha de ir para o hospital porque tinha muitas dificuldades em respirar, mas não podia abandonar os meus filhos. Fui controlando o oxigénio com um medidor que nos trouxe o meu sogro e nunca ultrapassei um nível que fosse considerado preocupante", explica José, lembrando como fizeram durante este período para se reabastecerem do essencial.

"Nós abríamos a porta da entrada, ela trazia as refeições ou as compras que pedíamos, deixava tudo no elevador e um dos filhos, a quem demos o cargo de Secretário dos Assuntos Exteriores, ia buscar tudo e trazer para casa", sentenciou José.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório