Meteorologia

  • 01 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Explosão em mina de carvão provoca seis mortos na Colômbia

Seis mineiros morreram numa mina de carvão na Colômbia, que explodiu devido à acumulação de gás, em San Cayetano, Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, confirmaram hoje as autoridades.

Explosão em mina de carvão provoca seis mortos na Colômbia

Segundo a Polícia Metropolitana de Cúcuta, capital do departamento Norte de Santander, o acidente ocorreu na quinta-feira à noite, tendo as organizações de socorro iniciado as buscas desde o momento em que foi dado o alerta.

"Às 22:00 de quinta-feira (04:00 de hoje em Lisboa), na vila de Ayacucho, no município de San Cayetano, ocorreu uma explosão devido a acumulação de gás metano num poço a 1.300 metros da entrada da mina de Montgomery", disse a polícia.

Segundo a polícia, após terem recebido a chamada de emergência, a Agência Nacional de Mineração coordenou a entrada de cinco equipas de resgate com equipamentos de oxigénio para avaliar a situação atmosférica do túnel.

Perto da meia-noite, a equipa de resgate, que esteve a 1.400 metros de profundidade, relatou o colapso total e começou o trabalho de remoção de terras.

Hoje, o diretor de Defesa Civil no Norte de Santander, coronel Fernando Sandoval, explicou aos jornalistas que "infelizmente o trabalho de resgate não teve êxito", operações a que acorreram socorristas de outras organizações.

O coronel também informou que, além dos seis mortos, os socorristas resgataram ainda um mineiro ferido, tendo este recebido cuidados médicos num hospital de Cúcuta.

De acordo com a polícia, a mina de Montgomery, tem dois turnos de trabalho com 20 trabalhadores que são rendidos de seis em seis horas.

O comandante da Polícia Metropolitana de Cúcuta, coronel José Luís Palomino, disse que a causa da explosão aparentemente foi provocada por acumulação de gases.

O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração anunciou que vai iniciar uma investigação para determinar se a mina estava em conformidade com os protocolos de segurança.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório