Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

"Número de mortos na China é falso", diz relatório norte-americano

A conclusão foi avançada num relatório de segurança interna dos Estados Unidos.

"Número de mortos na China é falso", diz relatório norte-americano

O surto do novo coronavírus que já se estende à escala global teve o seu início na cidade chinesa de Wuhan, país que até ao momento contabilizou pouco mais de 81 mil casos positivos e 3.312 vítimas mortais.

Números esses que, de acordo com um relatório de segurança interna norte-americana, não correspondem à realidade, tendo, alegadamente, cifras de óbitos menores às que efetivamente aconteceram.

A existência deste documento foi revelada pela Bloomberg, que cita três fontes governamentais anónimas que asseguram que a informação tornada pública pelas autoridades chinesas sobre a pandemia é "intencionalmente incompleta". Duas dessas fontes asseveram que os números avançados por este país asiático são "falsos".

Recorde-se que o secretário de Estado dos Estados Unidos Mike Pompeo já tinha reclamado à comunidade internacional que recompilasse os dados de forma realista e  acusou a China de ser lenta a partilhar a informação sobre a pandemia nas primeiras semanas após o espoletar dos primeiros casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório