Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Países Baixos prolongam fecho de escolas até final de abril

Os Países Baixos prorrogaram hoje até 28 de abril as medidas de encerramento impostas a escolas, restaurantes e bares, como forma de combater a pandemia do novo coronavírus, noticiou a agência AFP.

Países Baixos prolongam fecho de escolas até final de abril
Notícias ao Minuto

22:26 - 31/03/20 por Lusa

Mundo Países Baixos

Até hoje, a pandemia causou 1.039 mortos nos Países Baixos, que têm perto de 13.000 pessoas infetadas com a covid-19.

"Não surpreenderá que tenhamos decidido alargar a medida até 28 de abril", declarou o primeiro-ministro, Mark Rutte.

Mais de 4.700 pessoas infetadas foram ou ainda estão hospitalizadas, indicaram hoje as autoridades holandesas.

Há duas semanas, o Governo holandês decidiu fechar lugares públicos, incluindo os famosos cafés onde é permitido comprar e consumir haxixe, além de clubes de 'striptease' e bordéis.

Na semana passada, a proibição foi alargada a todos os comícios e ao campeonato de futebol, que vai estar parado, pelo menos, até 01 de junho.

Contudo, as autoridades holandesas não impuseram o confinamento geral atualmente em vigor em países como Itália, Espanha, França ou Bélgica.

Mark Rutte reiterou o seu apelo à população para ficar em casa e pediu aos cidadãos para evitarem contactos sociais, mas não o proibiu expressamente.

Os transportes públicos ainda funcionam nas principais cidades.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 165 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 452 mil infetados e mais de 29.900 mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 12.428 mortos em 105.792 mil casos confirmados até hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório