Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Indonésia vai libertar 30 mil prisioneiros para evitar surto nas prisões

Medida engloba adultos que tenham cumprido dois terços da pena e jovens que tenham cumprido metade.

Indonésia vai libertar 30 mil prisioneiros para evitar surto nas prisões
Notícias ao Minuto

10:26 - 31/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O governo da Indonésia decidiu libertar cerca de 30 mil prisioneiros para evitar um possível surto do novo coronavírus nas prisões já por si sobrepopuladas do país, segundo adianta, esta terça-feira, a agência noticiosa Reuters.

A medida irá englobar adultos que já tenham cumprido, pelo menos, dois terços das respetivas penas de prisão, assim como crianças que já tenham passado metade do tempo a que foram condenadas, refere a mesma publicação.

Os mais recentes dados divulgados pelos responsáveis do país do Sudeste da Ásia estimam que cerca de 270 386 se encontrem detidas, um número que representa mais do dobro da capacidade das prisões, e que foi provocado pelo mais ríspido combate ao tráfico de droga.

A Indonésia conta, até agora, com um total de 1 414 casos confirmados de infeção por Covid-19, assim como 122 mortes. Um número que, no entanto, tem vindo a levantar suspeitas por parte de alguns especialistas, por pecar por escasso.

Bambang Wiyono, porta-voz do governo indonésio, já avisou a população que, caso as medidas de distanciamento social e de restrição às viagens não sejam respeitadas, o país poderá registar mais de 140 mil mortes até ao próximo mês de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório