Mulher cumpriu regras da quarentena e acabou infetada na casa onde vive

Em Hong Kong, as empregadas domésticas vindas de outros países são obrigadas por lei a viver na casa dos seus patrões.

Mulher cumpriu regras da quarentena e acabou infetada na casa onde vive

© Facebook/Jinkie Alhambra

Notícias Ao Minuto
30/03/2020 09:52 ‧ 30/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Covid-19

Quando o novo coronavírus chegou a Hong Kong, Jinkie Alhambra, que é empregada doméstica, seguiu o conselho das autoridades do país e manteve-se em casa. Contudo, a mulher viria a se uma das pessoas infetadas pelo novo coronavírus no país, ao contrair a doença dentro das quatro paredes da casa onde vive.

"É uma situação irónica", afirma a mulher filipina de 48 anos, durante uma entrevista via skype à CNN, referindo que não tem outro remédio se não aceitar o que aconteceu e seguir em frente. A mulher é uma das muitas trabalhadores estrangeiras que está em Hong Kong em trabalho. Jinkie ficou infetada dentro do apartamento onde vive com o seu empregador.

Note-se que as empregadas domésticas vindas de outros países são obrigadas por lei a viver na casa dos seus patrões. Nos dias de folga, estas trabalhadoras têm direito a sair, contudo, no dia 30 de janeiro, o governo pediu às cerca de 390 mil empregadas domésticas do país para ficar em casa, para evitar a propagação do vírus.

Até agora, pelo menos 16 trabalhadores de nacionalidade filipina testaram positivo para Covid-19, sendo que a maioria terá sido infetada pelos próprios empregadores, que terão viajado para fora do país.

Durante dois meses, Hong Kong parecia ter controlado a propagação do vírus. Mas nas últimas semanas o número de infetados voltou a aumentar em cerca de 580. Crê-se que a maioria destes casos resulta de pessoas que estão agora a regressar ao país depois de terem estado em viagem.

O patrão de Jinkie Alhambra, por exemplo, viajou pela Índia antes de regressar ao país, tendo depois embarcado numa nova viagem rumo ao Canadá,  país onde viria a descobrir estar infetado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas