Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal tem já mais de seis mil casos e 140 mortes

No total, mais de 724 mil pessoas foram infetadas com Covid-19 no mundo. Registaram-se 34 mil mortes e quase 152 mil pessoas foram curadas. Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto de Covid-19.

AO MINUTO: Portugal tem já mais de seis mil casos e 140 mortes
Notícias ao Minuto

07:53 - 30/03/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Portugal entrou na segunda semana do Estado de Emergência por causa da pandemia de Covid-19. No país foram diagnosticados 5.962 casos de infeção e morreram 119 pessoas. Outras 43 pessoas recuperaram da doença provocada pelo novo coronavírus

O número de casos e de mortes em Portugal tem vindo a aumentar diariamente. No entanto, o pico da doença, inicialmente previsto a partir da segunda quinzena de abril, só se deverá verificar no final maio.

Este domingo, no seu espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou que o Governo vai começar hoje uma campanha nacional de testes nos lares de terceira idade.

No resto do mundo, na Europa continua a verificar-se uma subida no número de pessoas infetadas e de mortes, com especial incidência em Itália (foram detetados 97.689 casos de infeção e morreram 10.779 pessoas) e Espanha (85.195 casos confirmados e 7.340 mortes), mas com França a registar também números cada vez mais expressivos, contabilizando mais de 40 mil casos positivos e mais de 2.600 mortes.

Parece confirmar-se a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que os Estados Unidos vão tornar-se no próximo epicentro da pandemia de Covid-19. O país já tem o maior número de casos de infeção no mundo - mais de 140 mil - e mais de 2.500 mortes, sendo o estado de Nova Iorque o mais afetado

Na China há notícias positivas. A quarentena na cidade de Wuhan, onde teve origem a pandemia do novo coronavírus, começou a ser levantada durante este fim de semana. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h36 - Chega ao fim este registo, mas pode continuar a acompanhar as incidências desta segunda-feira aqui

15h32 - A Ryanair anunciou hoje que mais de 90% dos seus aviões vão ficar parados nas próximas semanas, devido às restrições impostas pela maioria dos países europeus, perante a Covid-19, tendo ainda prolongado a sua programação limitada até abril.

15h26 - A "timidez" e as "palavras erradas" da União Europeia sobre a ajuda aos estados-membros face à emergência sanitária suscitou indignação em Itália, com 72% dos italianos a afirmar numa sondagem que a Europa ainda "não contribuiu nada".

15h16 - A Johnson & Johnson anunciou esta segunda-feira que planeia iniciar em setembro os ensaios clínicos com humanos de uma vacina que está a desenvolver para a Covid-19. A farmacêutica acrescentou ainda que espera que os primeiros lotes da vacina estejam disponíveis para uma utilização de emergência a partir do início do próximo ano, de acordo com a CNN

15h09 - A Comissão Europeia recomendou hoje aos países da União Europeia (UE) que garantam a livre circulação de trabalhadores transfronteiriços com "serviços essenciais", como profissionais de saúde, condutores de mercadorias e forças de segurança, assegurando procedimentos rápidos nas fronteiras.

14h59 - O parlamento húngaro concedeu poderes especiais ao primeiro-ministro Viktor Orban, que vai governar por decreto. A legislação foi aprovada com o apoio dos deputados do Fidesz, o partido de Orban e que está em maioria no parlamento. 

14h55 - Um português que recusou abandonar Wuhan durante o isolamento devido à Covid-19 afirma-se "motivado para o futuro", à medida que a cidade chinesa retorna gradualmente à normalidade. No entanto, Rui Severino não esconde a preocupação com os pais que vivem em Portugal e com os filhos que estão na Austrália. 

14h53 - O Ministério da Saúde da Arábia Saudita afirmou que foram detetados 154 novos casos no espaço de 24 horas, o que significa que o número total de casos de infeção no país subiu 1.453. Não se verificou nenhuma morte desde ontem. 

14h45 - Helmut Marko, o chefe das equipas Red Bull, sugeriu que os pilotos do mundial de Fórmula 1 da equipa oficial da Red Bull e da AlphaTauri, assim como os pilotos das equipas juniores deviam tentar ficar infetados com o novo coronavírus, argumentando que este é o "momento ideal", uma vez que os campeonatos estão parados. 

14h40 - Os utentes do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, estão hoje a fazer os testes de despistagem da Covid-19, com vista à transferência dos não infetados para uma unidade de saúde particular do concelho

14h38 - A decisão de impor uma cerca sanitária na região do Porto está a ser equacionada e poderá ser tomada hoje, afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. A responsável assegurou que "o Porto, neste momento, do ponto de vista dos meios materiais e humanos que precisa, tem estado a receber todo o apoio nacional". 

14h26 - Os Países Baixos registaram mais 93 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Instituto Nacional de Saúde Pública holandês. O número total de mortes no país aumentou assim para 864. 

14h11 - MTV reformulou "toda a programação" para oferecer todas as noites desta semana (passadas em casa) grandes concertos dos cantores e bandas do momento. Halsey, Post Malone, Migos, Green Day, Shawn Mendes, Dua Lipa, Liam Gallagher, Little Mix são apenas algumas das estrelas que vai poder ver. Consulte aqui a programação

14h02 - mara Municipal de Lisboa dá início a mais uma semana de isolamento social com uma mensagem em vídeo aos lisboetas e a todos os portugueses'Aconteça o que acontecer, Lisboa resiste'. E os portugueses também resistirão.

13h59 - Grupo Fosun vai entregar no imediato 700 mil máscaras e 200 mil testes para despiste da covid-19 ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), enviados diretamente da China num avião proveniente de Xangai

13h54 - A Comissão Europeia reiterou esta segunda-feira que "todas as opções estão sobre a mesa" no quadro da resposta europeia aos choques provocados na economia pela pandemia. Entre essas possibilidades estão os 'coronabonds', com Bruxelas a negar que a sua presidente tenha depreciado esta opção.

13h49 - As suspeitas de uma nova infeção em ambiente prisional foram afastadas, após testes, mantendo-se três casos confirmados até ao final da manhã de hoje, afirmou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

13h47 - Na semana de 9 a 15 de março, em que os portugueses "começaram a preparar a despensa" face à pandemia, as vendas nos super e hipermercados aumentaram 65%, segundo o barómetro da consultora Nielsen. A liderar estão as conservas e o (já famoso) papel higiénico, cujas vendas aumentaram 200%.

13h46 - Alemanha repatriou 175 mil alemães 1.900 estrangeiros, da União Europeia e não só, que ficaram retidos fora do país devido à pandemia. O anúncio foi feito hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

13h41 - O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje dois atos legislativos que permitem a mobilização rápida de fundos do orçamento europeu para apoiar os esforços de combate à pandemia da covid-19. A iniciativa de investimento para resposta ao novo coronavírus dará aos Estados-membros acesso a 37 mil milhões de euros do fundo de coesão, destinados ao fortalecimento dos sistemas de saúde e a apoiar as pequenas e médias empresas, programas de apoio a trabalhadores a curto prazo e serviços de base comunitária.

13h39 - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai começar a reunir-se com as associações distritais e regionais para definir o futuro das competições seniores. Recorde-se que as competições das camadas jovens já foram canceladas.

13h35 - A Federação Nacional da Educação (FNE) alertou hoje o ministério de que o ensino à distância está a deixar de fora estudantes e professores sem equipamentos, mas também os alunos da educação especial, para quem "não há teletrabalho".

13h31 - O número de profissionais de saúde infetados em Espanha pela covid-19 é de 12.298, estando a grande maioria, entre 85% e 90%, a ter "muito boa evolução" e a recuperar da doença em casa.

13h25 - A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje para 47 o número de casos positivos de Covid-19 na região, com cinco novos casos detetados na ilha de São Miguel.

13h19 - O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e vários membros do seu gabinete vão iniciar um período de auto-isolamento depois de um dos conselheiros de Netanyahu, Rivkah Paluch, ter testado positivo para a Covid-19, adianta a CNN

13h12 - A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, saudou hoje a decisão de Portugal de legalizar os imigrantes com processos pendentes, considerando tratar-se de "uma boa prática" em resposta à pandemia de Covid-19. 

13h10 - A estação televisiva japonesa NHK está a avançar que já há datas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para o próximo ano. Os JO ter início no dia 23 de julho de 2021 e os Jogos Paralímpicos vão começar no dia 24 de agosto de 2021. 

13h05 - A Associação de Médicos de Itália anunciou esta segunda-feira que já morreram 61 médicos depois de terem contraído o novo coronavírus. A maioria destes médicos, mais precisamente 40, trabalhavam na Lombardia, a região mais afetada pela pandemia. O Instituto de Saúde Italiano já tinha dado conta que mais de oito mil profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19. 

12h49 - O Príncipe Carlos já não se encontra em auto-isolamento, avança a BBC. Foi revelado há sete dias que o monarca britânico tinha contraído o SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19. Uma fonte do palácio de Buckingham indicou que o Príncipe Carlos encontra-se de boa saúde e que está a cumprir as medidas impostas pelo governo britânico. 

12h44 - Nesta altura decorre a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde, na qual voltou a ser realçada a importância de ficar em casa. António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, fez questão de frisar que "ficar em casa é salvar vidas" neste período. 

12h39 - A Fundação Calouste Gulbenkian revelou hoje que abriu o concurso para apoiar os profissionais de cultura, das áreas da música, dança, teatro e artes visuais, "que se viram privados de rendimento em virtude da suspensão da sua atividade", por causa das medidas restritivas para conter o surto de Covid-19 em Portugal. 

12h38 - O rastreio à Covid-19 feito a todos os idosos e funcionários de lares da cidade do Porto já arrancou, estando, numa primeira fase, a Pousada da Juventude preparada para receber uma centena de utentes, revelou hoje o município. 

12h27 - Segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal registou nas últimas 24 horas mais 446 infetados e mais 21 mortes. O número total de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus é agora de 6.408 e já morreram 140 pessoas desde o início do surto em Portugal. O número de pessoas que recuperaram mantém-se nos 43

12h17 - O NOS Primavera Sound vai ser adiado para setembro. O festival estava agendado para o mês de junho, mas face à pandemia de coronavírus a organização optou pelo adiamento. O NOS Primavera Sound vai decorrer assim nos dias 3, 4 e 5 de setembro

12h02 - Mais de 800 passageiros e tripulantes de navios de cruzeiro estão a regressar à Alemanha em voos fretados. Mas 41 passageiros infetados com o novo coronavírus foram admitidos num hospital australiano preparado para tratar doentes da Covid-19.

11h58 - As autoridades iranianas anunciaram hoje 117 novas mortes devido ao novo coronavírus, o que faz aumentar para 2.757 o número total de vítimas mortais da doença no Irão. No total, foram contabilizados oficialmente no Irão 41.495 casos. 

11h54 - Os primeiros resultados de testes a vários tratamentos para o coronavírus vão ser conhecidos no final desta semana, sublinhou a ministra da Pesquisa francês Frédérique Vidal. Os ensaios clínicos a quatro possíveis tratamentos para o vírus começaram há uma semana e envolvem mais de três mil voluntários na Europa. 

11h47 - A Eslovénia ampliou hoje as medidas para retardar a expansão do novo coronavírus, com a proibição de deslocações entre municípios e a obrigação de utilização de algum tipo de proteção na boca e nariz quando em espaços públicos fechados. 

Na Eslovénia, que faz fronteira com a Itália, já existem 730 infetados pelo novo coronavírus e 11 mortes provocadas pela Covid-19. 

11h44 - Durante uma visita à unidade de apoio hospitalar de Lisboa, António Costa salientou o espírito solidário dos portugueses perante a crise provocada pela pandemia. Mas lembrou que esta solidariedade tem de ser bem usada e dirigida a quem mais precisa

"A mobilização deve ser organizada. É muito importante que quem quer fazer donativos se articule com as administrações regionais da Saúde, sob pena de termos a concentração de muitos recursos onde eles são menos necessários e falharem recursos essenciais onde eles são absolutamente indispensáveis", disse o primeiro-ministro. 

11h36 -  O parlamento húngaro vai votar esta segunda-feira uma proposta para que o primeiro-ministro Viktor Orban governe por decreto devido à crise causada pela pandemia de coronavírus, como dá conta a CNN. Se for aprovada, Orban terá o poder para manter de forma indefinitiva o Estado de Emergência atualmente em vigor. A legislação da governação por decreto pressupõe ainda que não vão decorrer eleições ou referendos

A Amnistia Internacional já se mostrou contra a governação por decreto na Hungria. 

11h15 - A Alemanha tem o dobro de camas vagas nos cuidados intensivos do que o número total de camas que Itália tem nos cuidados intensivos, afirmou o ministro da Saúde alemão Jens Spahn durante uma entrevista à ZDF. O ministro revelou que o governo pretende duplicar o número de camas nos cuidados intensivos de forma a prepar-se da "melhor forma possível para o que pode acontecer a seguir". 

11h00 - Um dos cientistas que tem aconselhado o governo britânico na estratégia de combate à Covid-19 acredita que o avanço da pandemia parece estar a desacelerar no Reino Unido

"No Reino Unido, podemos ver alguns sinais precoces de desaceleração em alguns indicadores. Menos pelo número de mortes, que tem um desfasamento relativamente a quando as medidas entraram em vigor", afirmou hoje de manhã o epidemiologista Neil Ferguson à BBC Radio 4. 

10h55 - Cerca de 70 agentes culturais apelaram hoje às autarquias para que paguem aos artistas portugueses uma parcela dos espetáculos que estavam marcados e que foram afetados pelas medidas restritivas para conter a doença Covid-19

10h48 - O Ministério da Administração Interna anunciou que vão ser distribuídas 30 mil máscaras como resposta às necessidades mais urgentes das corporações de bombeiros na luta contra a pandemia de Covid-19

"Esta vai ser a primeira de várias entregas de equipamentos médicos e de proteção individual que já começaram a chegar a Portugal, os quais são indispensáveis à atuação dos profissionais de saúde e de todos os restantes profissionais empenhados no combate a pandemia Covid-19", escreve o MAI, em comunicado. 

10h39 - O números de mortes em Espanha registou uma descida diária face aos dados divulgados este domingo. Morreram 812 pessoas no espaço de 24 horas, e o país já totaliza 7.340 mortos. O número de pessoas contagiadas com Covid-19 ascendeu às 85.195. No total, quase 17 mil pessoas recuperaram da doença. 

10h34 - A Alemanha registou nas últimas 24 horas 4.751 novos casos diagnosticados de Covid-19, somando, no total, 57.298, anunciou o Instituto Robert Koch (RKI). Já morreram 455 pessoas no país. Os estados da Baviera e da Renânia do Norte-Vestefália contabilizam mais de um terço dos casos totais do país. 

10h31 - O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS) salientou hoje a importância de se fazerem testes em todos os lares "rapidamente e em força" e de se arranjarem espaços para separar idosos já infetados

10h29 - O número de mortes causadas pela Covid-19 em África subiu para 148 com o número de casos acumulados a aproximar-se dos 5.000 em 46 países. Nestes dados não estão ainda contabilizadas as duas mortes anunciadas este domingo em Angola, e que eleva para 20 os países africanos com registo de vítimas mortais associadas ao novo coronavírus.

Há ainda 335 doentes recuperados.

10h27 - No Zimbabué começou esta segunda-feira um período de confinamento obrigatório de 21 dias. A polícia está a pedir às pessoas para ficarem em casa. O país tem poucos casos positivos registados - sete - e apenas uma morte, mas na passada sexta-feira o presidente Emmerson Mnangagwa admitiu que receia que a situação possa agravar-se. 

10h21 - Em Hong Kong, um homem que tentou furar a medida de confinamento obrigatório foi condenado a uma pena de três meses de prisão, refere a CNN. O homem falsificou o seu nome e a sua morada para escapar ao isolamento imposto pelo governo de Carrie Lam. 

10h16 - O governo russo pretende alargar a todo o país a quarentena obrigatória que entrou hoje em vigor em Moscovo como medida para conter a pandemia de Covid-19. De acordo com um decreto oficial, os 12 milhões de habitantes de Moscovo só podem sair de casa para comprar comida na loja mais próxima, medicamentos nas farmácias, passear o cão, despejar o lixo ou deslocar-se para trabalhar, caso tenham uma autorização especial.

Os últimos dados indicam que na Rússia foram detetados 1.534 casos de Covid-19, sendo Moscovo a cidade que acumula dois terços dos contágios. 

10h10 - O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, prevê uma "recessão profundíssima" na economia europeia como consequência da pandemia de Covid-19. 

Numa entrevista à rádio COPE, de Guindos disse que numa situação em que as empresas encerram e deixam de faturar, o objetivo é "tentar manter o tecido produtivo vivo" para que a economia possa recuperar depois. 

9h58 - A Delegação Distrital da Guarda da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) está a promover uma campanha de angariação de fundos para compra de ventiladores e de equipamentos de proteção individual para a Unidade Local de Saúde

9h52 - OCDE considerou hoje "pertinente" a emissão de dívida comum na zona euro alertando que falta coordenação entre os planos dos vários estados-membros que estão a agir de forma unilateral

9h48 - O número de pessoas diagnosticadas com Covid-19 no mundo chegou aos 724 mil, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins, que estão em permanente atualização. Morreram 34 mil pessoas e 152 mil foram curadas. 

9h44 - O Instituto de Saúde Carlos III, em Espanha, está a estudar uma terapia precoce com fármacos e utilizando o plasma de pacientes curados da Covid-19. 

9h31 - O estado de Nova Iorque é o principal foco do surto do coronavírus nos Estados Unidos, tendo já superado as mil mortes. As autoridades estão a implementar medidas para tentarem travar a propagação do vírus. O mayor da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, anunciou este domingo que quem violar as regras de distanciamento social pode incorrer numa multa que pode chegar aos 500 dólares (cerca de 448 euros). 

9h26 - Cerca de 350.000 pessoas instaladas em campos de deslocados internos em Myanmar (ex-Birmânia) estão vulneráveis à pandemia de Covid-19 devido à falta de medidas sanitárias, denunciou hoje a Human Rights Watch (HRW). 

Até ao momento, Myanmar registou oficialmente 10 casos de infeção pelo novo coronavírus, números considerados muito baixos em relação à região, levando a que se coloque em causa a veracidade dos dados e a capacidade do sistema de saúde precário do país. 

9h23 - Um trabalhador indiano colapsou e morreu depois de percorrer quase 300 quilómetros a pé para chegar a casa. Ranveer Singh, de 40 anos, trabalhava como estafeta em Nova Deli e tentou caminhar até à sua cidade natal de Morena. A polícia indiana revelou que o homem morreu de ataque cardíaco e acredita que terá sido provocado devido à "exaustão", avança a CNN

Na Índia foi decretado o confinamento obrigatório e os transportes públicos foram interrompidos, à exceção de serviços essenciais. 

9h12 - Um hospital em Wolsfburg, na Alemanha, praticamente deixou de admitir novos pacientes porque vários dos seus profissionais de saúde e funcionários testaram positivo para o novo coronavírus, segundo a CNN

9h05 - Com o campeonato português parado, Benfica, FC Porto e Sporting podem perder mais de 27 milhões de euros por cada mês devido à pandemia de Covid-19. Esta previsão tem em conta as três "áreas de negócio" mais relevantes para os clubes em termos de receitas. 

8h59 - O setor dos ginásios e fitness, que abrange mais de meio milhão de clientes em Portugal, será "dos mais afetados negativamente" devido à pandemia de Covid-19. Os ginásios estão encerrados e esta paragem "gera uma perda mensal de receita superior a 21 milhões de euros", de acordo com uma estimativa de Alfredo Silva, um especialista em gestão de desporto.

8h56 - Sem poderem trabalhar nos Estados Unidos por causa da propagação do novo coronavírus, os tatuadores estão a dar o seu material de trabalho - luvas e máscaras - aos hospitais

8h54 - O impacto da pandemia de Covid-19 tem-se feito sentir no mundo do desporto, que parou quase na totalidade. O campeonato de MotoGP não foi exceção. Longe do asfalto das pistas, os pilotos da principal competição de motociclismo encontraram outra forma de correrem. Este domingo aconteceu a primeira corrida de MotoGP virtual e o português Miguel Oliveira foi um dos dez pilotos que participou na prova

8h47 - A forma como Donald Trump tem gerido a crise causada pela pandemia do novo coronavírus tem sido criticada. J.R. Smith, que já jogou na NBA, não se conteve no Twitter ao reagir a uma publicação do presidente norte-americano na rede social

8h43 - A fabricante portuguesa de calçado Lavoro, de Guimarães, continua em plena laboração, para "não deixar descalços" aqueles que estão na linha da frente do combate à pandemia da Covid-19. Profissionais de saúde, bombeiros, militares do exército e trabalhadores de supermercados e da área da logística são agora os grandes focos da empresa. 

8h41 - O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou a extensão do isolamento total até depois da Semana Santa (termina a 11 de abril) e avisou os empresários de que "chegou a hora de ganharem menos". 

8h40 - A poluição do ar caiu drasticamente nas cidades por todo o mundo devido às restrições impostas para fazer face à pandemia de Covid-19, mas "o mal já está feito" para os doentes, alerta a Aliança Europeia de Saúde Pública. 

A organização admite que as condições de saúde causadas pela poluição crónica do ar das cidades podem levar a um aumento das taxas de mortalidade causada pela doença. 

8h35 - No México, subiu para 993 o número total de casos positivos de Covid-19, um aumento de 145 nas últimas 24 horas. Verificaram-se mais quatro mortes, e o país contabiliza agora 20 vítimas fatais. 

8h34 - A chegada das férias escolares, que hoje se iniciam, em contexto de emergência nacional, levou o Governo a reforçar e alargar o regime da justificação de faltas, mas não o apoio financeiro disponível no período de encerramento das escolas

8h33 - Uma portaria que entra hoje em vigor estabelece quais os profissionais que podem deixar os filhos em escolas durante o período de emergência, englobando serviços de saúde, de apoio social, e forças de segurança. 

8h31 - A rede social Twitter bloqueou dois vídeos publicados no perfil oficial de Jair Bolsonaro sobre a visita que fez este domingo a vários pontos de Brasília, contrariando as recomendações sanitárias para conter o coronavírus

O Brasil já superou os quatro mil casos de infeção e morreram 136 pessoas. 

8h27 - Para muitas gerações, esta é a primeira pandemia que estão a viver. Uma crise de saúde que levou à implementação de medidas restritivas como o isolamento e o distanciamento social, mas há cerca de um século a pandemia de gripe de 1918, mais conhecida como 'gripe espanhola', propagou-se com grande rapidez e teve uma elevada taxa de mortalidade. 

Veja aqui uma fotogaleria que mostra como se viveu a 'gripe espanhola' naquela altura. 

8h21 - Na China, com o regresso de alguma normalidade e de rotinas, os mercados voltam a vender morcegos e a esfolar animais no chão. Recorde-se que alguns dos primeiros casos de Covid-19 no mundo foram reportados após os infetados terem estado num destes mercados em Wuhan, a cidade onde começou o surto do novo coronavírus.

8h16 - A easyJet anunciou esta segunda-feira a suspensão de toda a frota, no seguimento da várias restrições que têm vindo a ser impostas pelos países para tentar controlar a pandemia da Covid-19. A companhia aérea low cost não adiantou uma data para o reinício das operações. 

8h13 - Donald Trump decidiu prolongar a medida de isolamento social nos Estados Unidos até 30 de abril, em resposta à acentuada subida de infetados e de mortes causadas pelo novo coronavírus. 

Apesar de ter equacionado a possibilidade de aliviar as restrições a partir de dia 12 de abril, nomeadamente nas zonas do país menos afetadas pela Covid-19, o presidente acabou por decidir um prolongamento até ao final do próximo mês, num sinal de reconhecimento de que poderia estar a ser demasiadamente otimista relativamente à evolução da doença.

7h55 - O Governo vai realizar a partir de hoje uma operação de testes de despiste da Covid-19 em todos os lares de idosos nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, estendendo-se depois ao resto do país.

O Público adianta que esta é uma operação conjunta entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que tutela os lares) articulada com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um kit de diagnóstico do vírus.

7h49 - A China anunciou hoje 31 novos casos da Covid-19, quase todos oriundos do exterior. Para evitar a propagação de uma saga vaga pandémica, o país suspendeu temporariamente a entrada no país de cidadãos estrangeiros, incluindo residentes. 

7h47 - O estado norte-americano de Nova Iorque superou no domingo as mil mortes de infetados com a Covid-19, um mês após se detetar o primeiro caso e quando há nove dias se registavam apenas 35 mortos. 

7h44: António Costa vai visitar hoje as obras de recuperação do antigo Hospital Militar de Belém, em Lisboa, que se destinam a instalar o novo centro de apoio militar para o combate à pandemia de Covid-19

As obras de renovação estão a ser realizadas em quatro pisos, num total de 5.100 metros quadrados e visam dotar esta valência para já com 112 camas, embora se admita uma capacidade de até 150 camas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório