Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Sobe para seis total de casos da Covid-19 confirmados em Cabo Verde

O número de casos positivos de covid-19 em Cabo Verde subiu para seis, anunciou hoje o ministro da Saúde cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, confirmando mais um caso na ilha da Boa Vista.

Sobe para seis total de casos da Covid-19 confirmados em Cabo Verde
Notícias ao Minuto

20:36 - 28/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Em conferência de imprensa realizada ao final da tarde, na cidade da Praia, o governante avançou um novo caso num dos hotéis da ilha da Boa Vista em quarentena há mais de uma semana.

Segundo Arlindo do Rosário, nas últimas 24 horas foram analisadas 13 amostras de casos em estudo referentes à cidade da Praia, das quais 11 deram resultado negativo e duas foram "inconclusivas e terão de ser repetidas".

"Da ilha da Boa Vista foram analisadas três amostras, confirmando-se um caso", disse.

Trata-se de um cabo-verdiano, funcionário do hotel onde surgiu o primeiro caso positivo no arquipélago de Cabo Verde, um cidadão inglês de 62 anos que acabou por morrer na segunda-feira. O seu companheiro de viagem, também inglês, também já tinha sido confirmado com covid-19 e noutro hotel da ilha da Boa Vista as análises a uma turista dos Países Baixos também deram resultado positivo.

Ambos os turistas já foram transportados para os respetivos países de origem.

Na cidade da Praia, ilha de Santiago, estão confirmados dois casos, um casal.

Trata-se do primeiro caso de transmissão local no país. O marido, cabo-verdiano, de 43 anos e residente na Praia, tinha regressado a Cabo Verde em 18 de março, proveniente de França num voo através de Lisboa, tendo ficado em isolamento e segundo o balanço feito hoje "inspira alguns cuidados".

A mulher, de 41 anos e igualmente residente na Praia, foi posteriormente confirmada com covid-19, aguardando-se o resultado das análises às várias pessoas com que contactou nos últimos dias.

Todas as ligações interilhas estão suspensas no país, por decisão do Governo, para travar a progressão da pandemia no arquipélago, entre outras medidas restritivas.

A pedido do Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o parlamento autorizou na sexta-feira ao final do dia a declaração de estado de emergência no país, que entra em vigor à meia-noite de domingo, por um período de 20 dias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 130.600 são considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório