Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Macedónia do Norte torna-se oficialmente o 30º Estado-membro da NATO

A Macedónia do Norte converteu-se hoje oficialmente no 30º Estado-membro da NATO, informou na sede da organização, em Bruxelas, o seu secretário-geral Jens Stoltenberg.

Macedónia do Norte torna-se oficialmente o 30º Estado-membro da NATO
Notícias ao Minuto

17:57 - 27/03/20 por Lusa

Mundo NATO

Os aliados aprovaram em fevereiro de 2019 o protocolo de acesso da Macedónia do Norte à NATO, após a ex-república jugoslava ter aceitado a mudança do nome na sequência de um acordo com a Grécia que pôs termo a um prolongado contencioso histórico.

Desde então, os parlamentos nacionais de todos os Estados-membros da NATO ratificaram a entrada do país na Aliança.

"A Macedónia do Norte é agora parte da família da NATO, uma família de 30 nações e quase mil milhões de pessoas. Uma família assente na certeza de que, para além do desafio que enfrentamos, juntos somos todos mais fortes e estamos mais seguros", declarou Stoltenberg em comunicado.

A Aliança acrescentou que a Macedónia do Norte tem vindo a cooperar com a NATO, ao participar nas missões aliadas no Afeganistão e Kosovo.

Na próxima segunda-feira, na sede da NATO em Bruxelas, decorre a cerimónia do hastear da bandeira da Macedónia do Norte e na presença de Stoltenberg. Uma iniciativa semelhante também decorrerá no quartel-general militar da organização situado em Mons (sul da Bélgica) e no comando aliado Transformation (ACT) em Norfolk, estado norte-americano da Virgínia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório