Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presos mexicanos produzem máscaras para ajudar a conter pandemia

Dezenas de prisioneiros mexicanos têm estado a produzir máscaras para conter a propagação da pandemia covid-19 no país, conseguindo produzir diariamente cerca de 2.000 em várias oficinas nas prisões do país, principalmente na capital.

Presos mexicanos produzem máscaras para ajudar a conter pandemia
Notícias ao Minuto

17:31 - 26/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Este é um trabalho muito importante para apoiar a sociedade que está a atravessar esta crise", explicou Apolinar Soto, responsável da organização de trabalho em Reclusorio Norte, uma das prisões na Cidade do México.

As mulheres detidas também contribuem noutros estabelecimentos nos arredores da capital na produção de máscaras.

As autoridades locais da capital especificaram que os presos usam um tecido antibacteriano e as máscaras costuradas são embaladas em sacos biodegradáveis.

Depois de concluídas, as máscaras são enviadas para várias agências governamentais para distribuição, sendo que, uma parte destina-se aos próprios detidos.

Desde o início da crise de saúde pública no México, as máscaras tornaram-se num produto escasso, apesar dos pedidos oficiais de serem utilizadas somente em caso de contaminação comprovada. Outros produtos, como gel alcoólico também estão em falta.

Na última atualização, o Governo mexicano registou 475 casos de contaminação da covid-19 e seis mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com quase 260.000 infetados, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 7.503 mortos em 74.386 casos registados até quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório