A secretária geral espanhola do PSE, Idoia Mendia, foi internada esta manhã, no Hospital de Basurto, com uma pneumonia, depois de testar positivo para o novo coronavírus.
A notícia foi partilhada pela própria, através do Twitter.
"Depois de uns dias com febre e mau-estar, fiquei internada no hospital devido a uma pneumonia e testar positivo para a Covid-19. Junto-me assim à vasta lista de infetados por este vírus, mas sei que brevemente estarei recuperada", escreveu.
A líder socialista encontrava-se em quarentena desde terça-feira, depois de o marido ter sido diagnosticado com a doença.
Tras unos días de fiebre y malestar, he acudido al Hospital de Basurto y han decidido ingresarme por neumonía y positivo en #COVID19. Me sumo a la larga lista de afectad@s por este virus, pero sé que pronto estaré en la de recuperad@s.
— Idoia Mendia (@IdoiaMendia) March 26, 2020
Foram já alguns membros do governo espanhol a testar positivo para o novo coronavírus. A vice-presidente, Carmen Calvo, recebeu alta hospitalar esta manhã, após ter sido internada com uma infeção respiratória no domingo, e ter sido, mais tarde, diagnosticada com Covid-19.
A equipa médica, que estaria a cuidar da governante, considerou que a evolução do seu estado de saúde é positiva pelo que não é necessário manter a sua hospitalização.
Espanha regista já mais de quatro mil mortes devido ao SARS-Cov-2 e mais de 55 mil infetados, de acordo com o último balanço oficial.