Inundações no Irão provocam 12 mortos e dois desaparecidos

Doze mortos e dois desaparecidos é o balanço das chuvas torrencias e consequentes inundações que assolaram o Irão no domingo, indicou hoje um porta-voz da Proteção Civil local, anunciando a previsão de mais chuva.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/03/2020 18:36 ‧ 24/03/2020 por Lusa

Mundo

Irão

Esta catástrofe ocorreu numa altura em que o Irão é um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19.

No total, 11 das 31 províncias da República Islâmica foram afetadas pelas intempéries, declarou o porta-voz, Mojtaba Khalédi, citado pela agência francesa AFP.

"As províncias (meridionais) de Hormozgan, Bouchehr, Kerman, Fars e Sistan-Baloutchistan são as mais atingidas pelas inundações", adiantou o mesmo responsável.

Apesar de as primeiras chuvadas terem cessado, as "operações de socorro prosseguem nas zonas sinistradas", disse ainda Khalédi.

"Temos que nos preparar contra uma nova vaga de chuvas torrenciais (sobretudo na região Oeste) prevista para sábado", alertou ainda.

O Irão, que anunciou ter registado até hoje 1.934 mortos devido ao novo coronavírus, é um dos países do mundo mais atingidos pela pandemia do covid-19, a par da Itália, China e Espanha.

Em março e abril de 2019, pelo menos 76 pessoas morreram em inundações provocadas por chuvas fortes e prolongadas, que afetaram quase todas as regiões do país.

Instituições internacionais, incluindo a Cruz Vermelha Internacional, consideraram então que se tratou do maior desastre dos últimos 15 anos no Irão, ao afetar 10 milhões de pessoas, causando 500 mil desalojados.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas