Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Com 80 anos, costureira fez 50 máscaras num dia para dar aos hospitais

Margarita tem 84 anos de idade mas não esmorece perante tempos de crise.

Com 80 anos, costureira fez 50 máscaras num dia para dar aos hospitais
Notícias ao Minuto

15:44 - 23/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

Margarita Gil Baro é uma espanhola de 84 anos de idade que, perante as notícias sobre o estado de calamidade que vivem os hospitais do país nesta altura, decidiu fazer a sua parte para ajudar.

A senhora, que começou a trabalhar como costureira aos 10 anos de idade, pegou em quatro metros de tecido branco forrado a algodão que tinha em casa e começou a costurar máscaras.

"Filha, quando vi na televisão que estavam nos hospitais, os médicos, enfermeiras, e tantos outros, sem máscaras e eu aqui com tempo livre e sabendo coser, pensei e disse: 'Vamos lá'", disse, numa entrevista concedida ao El Mundo.

A mesma publicação indica que só no último sábado Margarita coseu 50 máscaras, que serão doadas às unidades de saúde que necessitarem.

Quando questionada sobre o que diria aos espanhóis neste momento, Margarita é perentória: "Ânimo, não se chateiem! Todos juntos vamos conseguir que este vírus acabe de uma vez. Um beijo". Fique com um pequeno vídeo do El Mundo abaixo.

Independentemente do gesto positivo, recorde aqui as palavras da diretora-geral de Saúde em relação às máscaras de tecido. "As máscaras - que nem sequer são impermeáveis - só dão a segurança de que, como tem um pano à frente da boca, pode falar mais perto de alguém. Não pode, os vírus vão passar na mesma", disse Graça Freitas, referindo-se às máscaras de tecido que têm vindo a ser feitas.

Espanha registou nas últimas 24 horas 462 mortos com o novo coronavírus e um aumento de 4.517 no número de infetados, de acordo com a atualização diária feita pelas autoridades de saúde do país. Segundo os números do Ministério da Saúde espanhol, desde o início da pandemia, o país teve um total de 33.089 casos da pandemia da covid-19, dos quais 2.182 morreram e 3.355 já tiveram alta e são considerados como curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório