Covid-19: Sul-africanos alertados para fraude sobre dinheiro contaminado

O banco central da África do Sul emitiu um aviso no qual pede aos cidadãos para não darem o dinheiro a ninguém. Algumas pessoas estão a fazer-se passar por funcionários do governo e recolhem notas alegando que estão contaminadas com o novo coronavírus.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
17/03/2020 16:27 ‧ 17/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Coronavírus

O South African Reserve Bank (SARB), o banco central sul-africano, está a pedir aos sul-africanos para não darem o seu dinheiro a pessoas que dizem estar a recolher notas por estarem contaminadas com o novo coronavírus. De acordo com a BBC, o banco central teve mesmo de emitir um aviso público a propósito deste esquema fraudulento.

Algumas pessoas estão a fazer-se passar por funcionários do governo sul-africano, aproveitaram-se do medo gerado por esta pandemia e recolhem o dinheiro. Emitem falsos recibos para as vítimas deste esquema e explicam-lhes que os bancos vão compensá-las posteriormente.

Face ao número de casos registados, o South African Reserve Bank decidiu intervir. “O SARB nunca vai pedir que entreguem o vosso dinheiro”, pode ler-se no aviso publicado nas redes sociais.

O banco central esclareceu que não estão a ser recolhidas notas ou moedas e pede às pessoas que contactem as autoridades se forem abordadas por “indivíduos que se fazem passar por funcionários ou representantes do SARB”.

Na África do Sul foram registados até ao momento 62 casos de Covid-19.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas