Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Trump suspende todos os voos da Europa para os EUA durante 30 dias

Presidente dos Estados Unidos anuncia medida extraordinária de combate à propagação do vírus SARS-Cov-2. Todos os voos entre a Europa e os Estados Unidos estão suspensos, exceto os de e para o Reino Unido.

Trump suspende todos os voos da Europa para os EUA durante 30 dias

Depois de um dia em que os Estados Unidos viu duplicar o número de casos de infeção no país, Donald Trump anunciou que estão suspensos todos os voos provenientes de países da União Europeia durante os próximos 30 dias, à exceção do Reino Unido, com efeitos a partir de sexta-feira à meia-noite.

A adoção desta medida servirá, de acordo com o presidente norte-americano, para "impedir novos casos de entrarem nas nossas fronteiras".

"Vamos suspender todas as ligações aéreas da Europa aos Estados Unidos durante os próximos 30 dias. As novas regras entram em vigor na sexta-feira à meia-noite. Estas restrições serão ajustadas de acordo com as condições no terreno", indicou o governante republicano naquarta-feira à noite.

A regra abrirá, porém, exceções para cidadãos norte-americanos "que se tenham submetido aos exames apropriados".

Esta medida irá aplicar-se "a tudo o que vier da Europa para os Estados Unidos", incluindo comércio e carga. 

Entretanto, as bolsas europeias já estão a ressentir-se, com as principais praças europeias a abrirem esta quinta-feira em território negativo.

Os Estados Unidos, recorde-se, registavam na quarta-feira 38 mortos e mais de 1.300 casos de infeção, tendo quase duplicado o número de novos casos de terça (163) para quarta-feira (290).

O agravamento da situação em Itália, que levou o governo local a decretar quarentena para todo o território, está a levar outros países a adotar medidas de prevenção mais robustas. Espanha e França são outros dos países europeus mais afetados, com mais de dois mil infetados e cerca de meia centena de mortos em cada um dos territórios.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos. O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tinha 59 casos confirmados na quarta-feira.

[Notícia atualizada às 08h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório