Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líderes da UE reunidos em videoconferência para abordar impactos do vírus

Os líderes da União Europeia (UE) vão reunir-se hoje à tarde, através de videoconferência, para traçar uma abordagem coordenada ao novo coronavírus e avaliar os impactos, nomeadamente económicos, após o surto se ter alastrado a todos os Estados-membros.

Líderes da UE reunidos em videoconferência para abordar impactos do vírus
Notícias ao Minuto

12:37 - 10/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A reunião arranca pelas 17h00 (hora local, menos uma em Lisboa) e contará com a participação via teleconferência de Charles Michel e dos líderes europeus -- entre os quais o português, António Costa --, bem como com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

O encontro servirá para os Estados-membros trocarem informação sobre os seus esforços para conter a propagação do vírus, discutirem possíveis respostas às consequências económicas e promoverem formas de investigação sobre o surto, divulgou o Conselho Europeu.

Entretanto, através da rede social Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou estar já a "preparar a videoconferência desta tarde com os membros do Conselho Europeu".

"O nosso dever é reforçar a abordagem coordenada da UE", salientou o responsável belga.

Na publicação, Charles Michel adiantou ter falado esta manhã com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, sobre a "situação extraordinária que Itália está a enfrentar" devido ao surto.

A epidemia de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos em todo o mundo.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Na UE, todos os Estados-membros têm já registo de casos, sendo Itália o mais afetado.

Nos últimos dias, Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao Norte do País foi alargada hoje a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

A China registou segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China Continental.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório