Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: A primeira morte na Europa, afinal, foi em Espanha há 19 dias

A primeira morte por Covid-19 na Europa foi registada no dia 15 de fevereiro, em França, mas a vítima mortal esta terça-feira anunciada em Espanha morreu no dia 13, dois dias antes.

Covid-19: A primeira morte na Europa, afinal, foi em Espanha há 19 dias

As autoridades de Saúde espanholas confirmaram esta terça-feira a primeira morte por Covid-19 no país, tendo esta sido anunciada 19 dias depois de ter acontecido. O doente, um homem de 69 anos, morreu no dia 13 de fevereiro no Hospital Arnau de Vilanova, em Valência.

O doente, disse a conselheira de Saúde (secretária regional) valenciana, Ana Barceló, morreu vítima de “uma pneumonia grave de origem desconhecida”, tendo sido agora confirmada através de investigação retrospectiva a relação com o Covid-19 e tornando-o na primeira vítima mortal do surto em Espanha.

De acordo com a imprensa espanhola, o paciente tinha viajado recentemente para o Nepal.

O homem tinha sido admitido no hospital com pneumonia e, embora tivesse sido submetido a uma cirurgia anos antes, não apresentava nenhum dos fatores de risco associados ao Covid-19: não era diabético nem hipertenso.

A sua condição piorou, relatou o El País, e foi transferido para os cuidados intensivos. Nesta altura, considerou-se fazer o despiste do novo coronavírus, mas naquela altura não havia indicação para fazer testes em pacientes com pneumonia de origem desconhecida.

O Ministério de Saúde espanhol, recorda o La Vanguardia, só ordenou uma mudança no critério de análise destes casos no dia 27 de fevereiro, na semana passada, o que terá resultado no apuramento deste caso.

Paralelamente, no dia 13 de fevereiro, as incidências do Covid-19 na Europa estavam numa fase inicial, tendo sido registada a primeira morte - um turista chinês, em França - apenas dois dias depois, no dia 15. Fora da China continental, haviam sido registadas mortes apenas em Hong Kong, nas Filipinas e no Japão.

Recorde-se que as autoridades espanholas reviram esta terça-feira o número de infetados para mais de 150. A região com mais casos, 49, é a de Madrid, 15 estão localizados na Catalunha e outros 15 em Valência, 13 no País Basco e também 13 na Andaluzia, 10 na Cantábria, oito em Castela e Leão, sete em Castela-Mancha e mais sete nas Canárias, seis na Extremadura, três em A Rioja, dois nas ilhas Baleares, um nas Astúrias e também um em Navarra.

Há ainda 211 pessoas em isolamento doméstico no País Basco por terem tido contacto com pessoas infetadas, das quais 100 são profissionais de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório