Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: Duas mil máscaras cirúrgicas desaparecem de hospital em França

Cerca de dois mil máscaras cirúrgicas desapareceram de um hospital de Marselha, cidade no sul de França, em plena crise ligada à epidemia de Covid-19, anunciaram hoje fontes do agrupamento de hospitais da região.

Covid-19: Duas mil máscaras cirúrgicas desaparecem de hospital em França
Notícias ao Minuto

18:39 - 03/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As caixas de máscaras estavam guardadas no bloco central do hospital público de "la Conception" com acesso reservado ao pessoal de saúde autorizado e eram destinadas aos pacientes no bloco operatório, disse fonte da Assistência pública -- Hospitais de Marselha (AP-HM), confirmando uma informação inicialmente dada pelo jornal 'La Provence'.

"A AP-HM já abriu um inquérito interno para encontrar os autores deste roubo" assegurou a direção do hospital.

A AP-HM divulgou uma nota interna para o pessoal hospitalar do bloco "para lembrar que o uso das máscaras está estritamente reservado à prática profissional".

No seguimento deste roubo, foram distribuídas informações pela AP-HM para "proteger os 'stocks' (máscaras, soluções hidroalcoólicas) e para evitar que este tipo de incidentes volte a acontecer".

As autoridades tranquilizaram os utentes, indicando que "o 'stock' restante é suficiente para assegurar a atividade do bloco e que foram emitidas novas ordens para a reposição rápida".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o "rápido esgotamento" do 'stock' de materiais de proteção para lutar contra o novo coronavírus, uma escassez que põe em perigo a resposta mundial à epidemia.

A agência especializada da ONU estima que, por mês, serão necessárias mundialmente 89 milhões de máscaras, como também 76 milhões de luvas e 1,6 milhões de óculos de proteção.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que o Estado requisitou "todo o 'stock' e produção de máscaras protetoras" para distribuir pelos profissionais de saúde e pessoas com o novo coronavírus.

Uma quarta morte em França de uma pessoa contaminada pelo Covid-19 foi anunciada hoje pelo Ministério da Saúde, aumentando para 203 o número de casos confirmados.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo duas em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório