Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Não há Covid-19 em Portugal. Doze casos sob análise

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Porém, sobretudo na China, na Coreia do Sul e em Itália, o vírus continua a não dar tréguas.

AO MINUTO: Não há Covid-19 em Portugal. Doze casos sob análise
Notícias ao Minuto

16:37 - 01/03/20 por Filipa Matias Pereira e Catarina Correia Rocha

Mundo Covid-19

A Direção-Geral de Saúde indicou, no domingo, que não há casos confirmados de infeção por Covid-19 em Portugal. Até ao momento, já foram registados 85 casos suspeitos, 73 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais.

Aguardam-se, entretanto, os resultados das análises laboratoriais a 12 pacientes, vincou a DGS em comunicado enviado às redações

O Governo das Astúrias confirmou no sábado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na região, que, segundo a imprensa espanhola, se trata do escritor chileno Luis Sepúlveda, que esteve recentemente em Portugal.

As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870. Há ainda 573 novos casos.

A Organização Mundial de Saúde aumentou para muito elevado o nível de ameaça causado pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia. Além da China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

Sublinhe-se que dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão com confirmação de infeção.

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

23h53 - O Salão do Livro de Paris, que deveria realizar-se entre 20 e 23 de março, foi cancelado devido aos riscos associados ao novo coronavírus (Covid 19), anunciou o presidente do certame, Vincent Montagne.

23h00 - Luís Marques Mendes falou acerca do surto do novo coronavírus, no seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC e para o ex-líder do PSD, as autoridades portuguesas têm lidado "globalmente bem" com a situação.

20h45 - Depois de confirmados os adiamentos de cinco encontros da última ronda da Serie A - Juventus-Inter, Milan-Génova, Parma-Spal, Sassuolo-Brescia e Udinese-Fiorentina -, o encontro entre Sampdoria e Hellas Verona também foi adiado para 13 de maio de 2020.

20h20 - Depois de os encontros da última jornada da Serie A terem sido adiados, devido ao surto do coronavírus, a receção da Juventus ao AC Milan, para a Taça de Itália, agendada para esta quarta-feira, será parcialmente aberta ao público.

20h05 - Foram registados, nas últimas 24 horas, 15 novos casos suspeitos de Covid-19 em Portugal, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS) no mais recente boletim informativo acerca do surto. No total, houve no nosso país 85 casos suspeitos, dos quais 73 tiveram resultado negativo. Os restantes 12 estão ainda à espera dos resultados.

19h41 - Há 13 novos casos de coronavírus no Reino Unido, incluindo o primeiro registado na Escócia. É o maior número de confirmações num só dia neste país, revela a SkyNews.

19h12 - O Corriere della Sera avança que o número de mortos em Itália devido ao surto do novo coronavírus subiu para 34.

19h00 - Coronavírus obriga ao cancelamento do Grande Prémio do Qatar. A primeira prova da temporada do mundial de Moto GP terá data ainda a definir.

18h10 - O espetáculo de David Carreira, marcado para o próximo sábado, dia 7 de março, na Suíça, foi adiado. A informação acaba de ser partilhada na página do Instagram do artista, onde este explica que o motivo prende-se à prevenção da propagação do vírus Covid-19.

18h00 - A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, já infetou 87.161 pessoas em 60 países de cinco continentes, das quais morreram 2.980. Pode consultar aqui a lista de países que reportaram e mortes e infeções do novo coronavírus.

16h36 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez, este domingo, um comunicado em que esclarece quem é considerado "contacto próximo" ao escritor Luis Sepúlveda - infetado com o novo coronavírus - e que, assim, deve contactar a linha Saúde 24. O autor chileno esteve em Portugal na 21.ª edição do festival Correntes d'Escritas, que decorreu de 19 a 23 de fevereiro

16h21 - O futebolista internacional português Daniel Carriço afirmou hoje não estar arrependido de ter assinado pelos chineses do Wuhan Zall, apesar de a equipa estar retida em Espanha, devido à epidemia de Covid-19, provocada por um novo coronavírus.

15h30 - A Porto Editora anunciou, no Twitter, que os profissionais que estiveram em contacto direto com o escritor Luis Sepúlveda "estão bem" mas "vão ficar em casa, em vigilância, até terminar o prazo estipulado".

14h58 - Lecce e Atalanta defrontam-se, neste domingo, num duelo relativo à 26.ª jornada da Liga italiana. Antes de os adeptos entrarem no Stadio Via del Mare, atenções viradas para a intensa revista em que até houve recurso ao 'termoscanner'.

14h36 - O Museu do Louvre, em Paris, não abriu hoje portas, na sequência de "conversações" com os trabalhadores sobre a epidemia causada pelo novo coronavírus, revelou a direção da instituição à agência France-Press. 

14h11 - Deu resultado negativo caso suspeito de Covid-19 na Madeira. O Instituto de Administração da Saúde (Iasaúde) da Madeira informou que os exames ao caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus detetado no arquipélago deram negativo.

Este paciente permanece estável e deverá, oportunamente, ser transferido para outro serviço do SESARAM

14h01 - A organização do festival Correntes d'Escritas criou "um grupo de acompanhamento", depois de confirmar que o escritor chileno Luis Sepúlveda, que esteve no encontro, está infetado com o novo coronavírus, foi hoje anunciado.

14h00 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) está em contacto com as Autoridades de Saúde de Espanha, depois do escritor Luís Sepúlveda, que esteve presente no festival Correntes de Escrita, na Póvoa de Varzim, ter sido infetado pelo novo coronavírus.

13h58 - O Governo italiano está a preparar um pacote de medidas para reduzir o impacto económico do surto de Covid-19 nas empresas, da ordem dos 3,6 mil milhões de euros, revelou o ministro da Economia italiano.

13H44 - Doze novos casos confirmados em Inglaterra, informa o serviço de saúde britânico. Três dos novos casos eram próximos de um paciente anteriormente diagnosticado. Número total de infetados em Inglaterra sobe para 33, sendo que no Reino Unido há 35 casos de infeção por Covid-19 confirmados.

13h16 - Diz a Sic Notícias que Adriano Maranhão quer sair do Japão. De acordo com a estação de Paço de Arcos, o regresso a Portugal deve acontecer na próxima semana. 

13H03 - A epidemia causada pelo novo coronavírus provocou a morte de mais 11 pessoas infetadas no Irão, segundo o Ministério da Saúde do país, elevando o número de mortos para 54, o maior depois da China.

12h19 - A epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, detetado na China no final do ano, infetou 87.024 pessoas, das quais morreram 2.979, segundo as autoridades dos 65 países e territórios afetadosLista de países que reportaram vítimas mortais e casos de infeção foi divulgada hoje pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças

12h13 - Um avião fretado da Air Macau vai buscar, no próximo sábado, residentes do território que se encontram na província chinesa de Hubei, centro do surto do novo coronavírus, foi hoje anunciado pelo diretor dos Serviços de Saúde, na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.  As autoridades referiram não ter ainda um número exato de residentes que vai regressar no sábado.

11h26 - Adriano Maranhão, o primeiro português infetado com o novo coronavírus, recebeu hoje alta hospitalar no Japão, depois de resultados negativos nas análises, segundo a sua mulher, Emmanuelle Maranhão.

A mulher indica ainda não saber informações sobre a possibilidade de o português regressar ao seu país. 

Recorde-se que há ainda outro português infetado no Japão, tripulante do Diamond Princess, mas que pediu reserva de dados. 

10h42 - Espanha aumenta para 73 o número de casos infetados no país. De acordo com Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde do Ministério da Saúde, citado pelo El País, em nove dos casos não se conseguiu ainda estabelecer o vínculo de importação do vírus. 

10h23 - Foram realizadas novas análises e Adriano Maranhão já não está infetado com Covid-19, avança a RTP3. O português que esteve a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess foi submetido a dois novos exames laboratoriais e, como indicou a mulher à estação de televisão, estes deram negativo, o que indica que tripulante poderá já estar curado. 

9H26- O Luxemburgo confirmou o primeiro caso de contágio provocado pelo novo coronavírus num homem de 40 anos que passou uns dias em Itália, revelou o ministério da Saúde do país.

8H58 -A Arménia registou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus, um cidadão que esteve no Irão e que foi hospitalizado num estado estável neste país do Cáucaso.

8h37 - Itália reviu em alta o número de infetados pelo novo coronavírus. Neste domingo, as autoridades confirmaram que há no país 1.128 casos confirmados, o que traduz um aumento de 200 casos face ao último balanço. Morreram, neste que é o país europeu mais afetado pelo vírus que teve origem em Wuhan, um total de 29 pessoas, dá conta a Euro News. 

8h31 - As autoridades espanholas confirmaram, na manhã deste domingo, três novos casos de Covid-19 na Catalunha. Os infetados são dois homens que viajaram para Milão e uma mulher que entrou em contacto com uma pessoa infetada

Em Espanha há, até ao momento, 58 casos confirmados de coronavírus.

8h28 -  A Turquia suspendeu as ligações aéreas com Itália, com a Coreia do Sul e com o Iraque, sem data prevista para que sejam retomadas. Aliás, o governo turco já tinha aconselhado os cidadãos a evitarem as viagens para as cidades desses países. 

8h22 - A American Airlines suspendeu temporariamente os voos de Nova Iorque e de Miami com destino a Milão. As ligações aéreas entre estas cidades manter-se-ão suspensas até ao dia 24 de abril

Esta medida, como revela a imprensa italiana, surge depois de um voo da empresa americana ter sido bloqueado devido a protestos da tripulação, que recusou embarcar para a cidade italiana que enfrenta um surto de Covid-19. 

6h10 - A Austrália anunciou hoje a primeira morte causada pelo novo coronavírus, um nacional de 78 anos, ex-passageiro de um navio de cruzeiro colocado em quarentena no Japão onde também foram infetados dois portugueses, que permanecem hospitalizados.

5h55 - As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 376 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, elevando para 3.526 o total de pessoas infetadas no país, onde já morreram 17 pessoas.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório