Meteorologia

  • 06 ABRIL 2020
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 18º

Edição

Covid-19: Irão acusa EUA de usar um "vírus chamado medo"

O presidente do Irão, Hassan Rohani, acusou hoje os Estados Unidos de estarem a espalhar o "medo" em torno do vírus Covid-19, numa altura em que o país regista 19 mortos vítimas da epidemia.

Covid-19: Irão acusa EUA de usar um "vírus chamado medo"

"Não podemos deixar que os Estados Unidos juntem um vírus 'chamado medo' ao novo coronavirus", disse Rohani no final de uma reunião com o governo de Teerão.

O chefe de Estado iraniano reagia às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que urgiu Teerão a "dizer a verdade" sobre os efeitos do Covid-19 no país.

De acordo com o Ministério da Saúde do Irão, 19 pessoas morreram na sequência do contágio.

A nível global, o balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 ascende aos 2.700 mortos e cerca de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios.

Das pessoas infetadas, quase 30 mil recuperaram.

Além dos mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.

Em Portugal, já houve 17 casos suspeitos, que resultaram negativos após análises, e um homem hospitalizado em Lisboa está a ser avaliado.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório