Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Já decorrem os primeiros testes de medicamento que poderá tratar Covid-19

Primeiro paciente a ser submetido ao tratamento é um americano que estava no cruzeiro Diamond Princess, atracado no Japão.

Já decorrem os primeiros testes de medicamento que poderá tratar Covid-19
Notícias ao Minuto

20:25 - 25/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Responsáveis norte-americanos indicaram que o primeiro ensaio clínico de um medicamento antiviral experimental que poderá tratar o novo coronavírus começou no Centro Médico da Universidade do Nebraska, situado na cidade de Omaha.

O medicamento, chamado remdesivir, foi desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Gilead Sciences.

O tratamento está agora a ser testado em pacientes com diagnóstico positivo de Covid-19. De acordo com a BBC, o primeiro participante no ensaio é um americano que foi repatriado do Japão, onde esteve de quarentena no cruzeiro Diamond Princess.

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já indicou que o remdesivir mostrou sinais de poder tratar o vírus. "Há apenas um medicamento que acreditamos poder ter eficácia real e é o remdesivir", disse em conferência de imprensa Bruce Aylward, chefe da comissão da OMS para a China.

Bruce Aylward indicou, também, que os ensaios clínicos do medicamento iriam começar e que os resultados seriam conhecidos dentro de semanas.

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é, nesta altura, de mais de 2.700 mortos e cerca de 80.300 pessoas infetadas.

Além de 2.665 mortos na China, onde o surto começou no final do ano, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que está hospitalizado no Japão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório