Meteorologia

  • 30 MARçO 2020
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Edição

Confirmado primeiro caso de coronavírus em Barcelona

Autoridades da Generalitat confirmaram esta terça-feira o primeiro caso de coronavírus na Catalunha.

Confirmado primeiro caso de coronavírus em Barcelona

As autoridades de Saúde da governo regional da Catalunha confirmam esta terça-feira o primeiro caso de coronavírus, em Barcelona. Trata-se do quarto caso confirmado em Espanha, tendo dois deles já recebido alta hospitalar.

O La Vanguardia avançou que se trata de uma mulher de 36 anos, de nacionalidade italiana, "que tinha viajado nos últimos dias para o norte de Itália". A mesma publicação indicou depois que a mulher esteve na região de Lombardia, a mais afetada, entre 12 e 22 de fevereiro.

Esta notícia é conhecida no mesmo dia em que cerca de mil turistas se encontram retidos num hotel em Adeje, no sul de Tenerife, depois de se saber que um turista italiano hospedado naquele estabelecimento foi hospitalizado, após teste positivo o novo coronavírus. A mulher do turista italiano também apresentou resultados positivos, na terça-feira.

São assim cinco os casos registados em Espanha. Um deles na Catalunha, os outros quatro nas Canárias, todos turistas.

O primeiro caso foi identificado em janeiro, em La Gomera, e era um cidadão alemão, tendo-lhe sido dada alta no passado dia 14 de fevereiro, depois de ter recuperado. O segundo caso foi detetado em Maiorca, tratando-se de um cidadão britânico a quem também já foi dada alta.

O Governo da comunidade autónoma do arquipélago das Canárias ativou, nas primeiras horas de terça-feira, o protocolo em vigor em caso de infeção com o Covid-19 e, como medida preventiva, procedeu à colocação em quarentena do parceiro da pessoa infetada, assim como cerca de mil turistas que estavam instalados no mesmo hotel.

Segundo vários órgãos de comunicação social, no estabelecimento hoteleiro estão a ser efetuados controlos de saúde às pessoas que possam ter tido contacto com a pessoa infetada.

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.707 mortos e cerca de 80.300 pessoas infetadas, de acordo com dados reportados até hoje, por cerca de 30 países.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que está hospitalizado no Japão.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório