Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 28º

Caça a rinocerontes do Botsuana torna-se preocupante

As autoridades do Botsuana alertaram hoje que pelo menos 46 rinocerontes foram mortos desde abril, dados confirmados à agência France-Presse pelo subdiretor do ministério responsável pela vida selvagem, Moemi Batshabang.

Caça a rinocerontes do Botsuana torna-se preocupante
Notícias ao Minuto

17:03 - 24/02/20 por Lusa

Mundo Botsuana

"A caça furtiva aumentou de forma alarmante nesta área [reserva de Moremi]", declarou Batshabang. Cerca de 10% da população da espécie desapareceu no último ano.

O Botsuana é o lar da maior população de elefantes do mundo, mas no que toca a rinocerontes -- brancos ou pretos- conta apenas com 400 ou 500 exemplares da espécie, sendo que a maioria vive na reserva de Moremi, no delta do rio Okavango.

As autoridades do Botsuana temem que, devido ao ritmo a que os animais são caçados ilegalmente, a espécie seja extinta até 2021.

A caça dos animais é motivada pelo componente de queratina que se encontra nos chifres dos animais. A queratina está relacionada com tratamentos de unhas, de cabelos, ou, na medicina tradicional da China e do Vietname, está relacionada como composto de cura cancerígena ou de impotência sexual.

No mercado negro, os chifres de rinoceronte podem valer, por quilograma, até 60.300 dólares (55.000 euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório