Caça a rinocerontes do Botsuana torna-se preocupante

As autoridades do Botsuana alertaram hoje que pelo menos 46 rinocerontes foram mortos desde abril, dados confirmados à agência France-Presse pelo subdiretor do ministério responsável pela vida selvagem, Moemi Batshabang.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/02/2020 17:03 ‧ 24/02/2020 por Lusa

Mundo

Botsuana

"A caça furtiva aumentou de forma alarmante nesta área [reserva de Moremi]", declarou Batshabang. Cerca de 10% da população da espécie desapareceu no último ano.

O Botsuana é o lar da maior população de elefantes do mundo, mas no que toca a rinocerontes -- brancos ou pretos- conta apenas com 400 ou 500 exemplares da espécie, sendo que a maioria vive na reserva de Moremi, no delta do rio Okavango.

As autoridades do Botsuana temem que, devido ao ritmo a que os animais são caçados ilegalmente, a espécie seja extinta até 2021.

A caça dos animais é motivada pelo componente de queratina que se encontra nos chifres dos animais. A queratina está relacionada com tratamentos de unhas, de cabelos, ou, na medicina tradicional da China e do Vietname, está relacionada como composto de cura cancerígena ou de impotência sexual.

No mercado negro, os chifres de rinoceronte podem valer, por quilograma, até 60.300 dólares (55.000 euros).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas