Meteorologia

  • 29 MARçO 2020
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Ave congelada encontrada na Sibéria tem 46 mil anos de idade

A ave da Idade do Gelo pode ser um antepassado de duas subespécies de cotovia.

Ave congelada encontrada na Sibéria tem 46 mil anos de idade

A ave da Idade do Gelo que foi encontrada na Sibéria - num quase perfeito estado de preservação - foi identificada como sendo uma calhandra-cornuda, uma espécie de cotovia.

A ave, que se encontrava preservada no gelo permanente do subsolo em Belaya Gora, foi encontrada por caçadores de fósseis de marfim, que depois encaminharam o espécimen para especialistas do Museu de História Natural da Suécia.

Os testes levados a cabo por Nicolas Dussex e Love Dalén permitiram concluir que a ave viveu há cerca de 46 mil anos e pertence à espécie 'Eremophila alpestris'.

Love Dalén indicou à CNN que a investigação mostrou que o fóssil pode ser um antepassado de duas subespécies de cotovias da atualidade, uma do norte da Rússia e outra da Mongólia. "Estas descobertas mostram que as alterações climáticas que ocorreram no final da Idade do Gelo levaram à formação de novas subespécies", afirmou.

De acordo com o especialista, o próximo passo da investigação envolve a sequencialização de todo o genoma do pássaro, o que vai revelar mais sobre a sua relação com as subespécies atuais e permitir uma estimativa da velocidade evolutiva das cotovias.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório