Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Mantém-te afastado das eleições", avisa Bernie Sanders a Vladimir Putin

As notícias de que a Rússia estaria a interferir com as eleições presidenciais de 2020 surgiram na semana passada.

"Mantém-te afastado das eleições", avisa Bernie Sanders a Vladimir Putin
Notícias ao Minuto

22:30 - 21/02/20 por Silvia Abreu

Mundo Eleições

Depois das agências de inteligência americana alertarem os parlamentares de que a Rússia está a interferir nas eleições presidenciais de 2020, Bernie Sanders - um dos candidatos - disse ao presidente russo, Vladimir Putin para "se manter afastado das eleições americanas", avança a Sky News.

O comunicado foi emitido momentos depois das notícias que ditavam a interferência da Rússia.

"Sinceramente não me importa quem o Putin quer que seja presidente", disse o senador de Vermont. "A minha mensagem para ele é clara: Mantém-te afastado das eleições americanas, e, como presidente, vou garantir que isso acontece", terminou.

O objetivo da Rússia, indicaram as agências de inteligência norte-americanas, é tentar fazer com que Trump seja reeleito.

A divulgação desta informação deixou o presidente americano desagradado, tendo alegado que os democratas vão usá-la contra ele. O 'briefing' foi realizado no dia 13 de fevereiro e, no dia seguinte, Donald Trump repreendeu Joseph Maguire, diretor nacional de inteligência nacional, por ter permitido que a situação acontecesse, revela o New York Times.

Indica ainda o jornal que o presidente ficou particularmente irritado por o representante democrata da Califórnia e o líder dos processos de impeachment estarem presentes no 'briefing'. Durante o 'briefing', houve quem, no entanto, defendesse Trump.

Os seus aliados desafiaram as conclusões apresentadas e alegaram ainda que o presidente dos EUA tinha sido duro com a Rússia, para além de ter fortalecido a segurança.

Revela ainda o New York Times que as autoridades de inteligência já tinham dito aos parlamentares que a campanha de interferência da Rússia se mantinha. A novidade neste último 'briefing' é que a Rússia pretendia interferir nas primárias democratas de 2020 e nas eleições gerais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório