MNE austríaco vai a Teerão em plena tensão sobre o programa nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco anunciou hoje que se desloca a Teerão no fim de semana no âmbito dos esforços dos países europeus para manter em vigor o acordo nuclear do Irão com as potências mundiais.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/02/2020 18:30 ‧ 19/02/2020 por Lusa

Mundo

Irão

Após um encontro com o seu homólogo alemão em Berlim, Alexander Schallenberg referiu que transporta "uma mensagem europeia" para Teerão que será apresentada no sábado e domingo, e na sequência do encontro que manteve esta semana como o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell.

As tensões agravaram-se desde 2018, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear assinado por Teerão com as potências mundiais. A administração Trump reimpôs duras sanções ao Irão, no âmbito da sua "campanha de máxima pressão" contra a República islâmica.

Na sequência da decisão de Washington, o Irão te vindo a desrespeitar progressivamente as restrições ao seu programa nuclear incluídas no acordo de 2015, em particular relacionadas com o enriquecimento de urânio.

Os restantes signatários -- Alemanha, França. Reino Unido, Rússia e China -- estão a tentar manter o acordo em funcionamento. Apesar de a Áustria não estar incluída no acordo, os seus termos foram em grande parte negociados em Viena.

Os europeus concordam que "devemos contribuiu com tudo para que a situação [de tensão] registe um retrocesso", disse o chefe da diplomacia alemão, Heiko Maas. O ministro considerou ainda que "a estratégica de 'máxima pressão' não é conveniente na nossa perspetiva, mas aumentámos a pressão sobre o Irão", e congratulou-se com a viagem de Schallenberg.

Os europeus já evocaram um mecanismo de resolução de conflitos destinado a solucionar questões relacionadas com o acordo ou remetê-lo para o Conselho de Segurança da ONU.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas