Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Legislativas etíopes adiadas para 29 de agosto devido à estação chuvosa

As sextas eleições legislativas da Etiópia foram adiadas de 16 de agosto para 29 de agosto devido à época chuvosa, anunciou hoje a Comissão Nacional Eleitoral.

Legislativas etíopes adiadas para 29 de agosto devido à estação chuvosa
Notícias ao Minuto

16:25 - 14/02/20 por Lusa

Mundo Etiópia

A presidente da Comissão Eleitoral, Birtukian Mideksa, explicou, numa conferência de imprensa, em Adis Abeba, que a mudança se deve ao facto de a data que estava prevista para as eleições calhar em plena estação chuvosa, o que complicaria a ida às urnas.

A campanha eleitoral ocorrerá entre 28 de maio e 24 de agosto e os resultados serão divulgados entre 30 de agosto e 08 de setembro.

O partido no poder, que detém todos os lugares no parlamento, prometeu realizar eleições credíveis e democráticas.

O atual primeiro-ministro, Abiy Ahmed, que procura a reeleição, chegou ao poder em abril de 2018 e tem insistido em grandes reformas no país, que é o segundo mais populoso de África.

O chefe do Governo, de 43 anos, pôs fim ao estado de emergência imposto pelo seu antecessor, deu amnistia a milhares de presos políticos, legalizou os partidos da oposição e comprometeu-se a realizar eleições.

Recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 2019, pela sua contribuição em pôr fim ao conflito entre a Etiópia e a Eritreia.

O chefe de Estado tem sido também criticado por não conseguir pôr fim às ondas de violência que afetam o país devido a rivalidades étnicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório