Meteorologia

  • 09 JULHO 2020
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 29º

Edição

Polónia compra 32 aviões de combate aos Estados Unidos

A Polónia assina hoje um acordo para comprar 32 aviões de combate aos Estados Unidos, para melhorar o seu sistema de defesa aérea no flanco oriental da NATO, segundo as autoridades polacas.

Polónia compra 32 aviões de combate aos Estados Unidos

No momento em que se intensificam as atividades militares russas nas suas fronteiras europeias, a Polónia anunciou a compra de 32 aviões de combate norte-americanos, num negócio que envolve 4,6 mil milhões de dólares (cerca de 4 mil milhões de euros).

As aeronaves (Lockeed Martin F-35) deverão chegar à Polónia entre 2024 e 2030, tornando este o 10.º país membro da NATO a ter este tipo de equipamento militar.

O contrato com o Governo dos EUA inclui ainda treino, logística e simuladores, que permitirão a substituição de caças a jato MIG-29, fabricados pela antiga União Soviética e que estavam a tornar-se obsoletos.

Os partidos da oposição ao Governo polaco já criticaram este contrato, condenando o seu elevado custo e argumentando que o dinheiro deveria ter sido utilizado para modernizar a força aérea com mais eficazes estratégias.

Para a assinatura do contrato estarão presentes o Presidente da Polónia, Andrzej Duda, e a embaixadora dos EUA em Varsóvia, Georgete Mosbacher, numa cerimónia que decorre na cidade polaca de Deblin.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório