Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Polónia compra 32 aviões de combate aos Estados Unidos

A Polónia assina hoje um acordo para comprar 32 aviões de combate aos Estados Unidos, para melhorar o seu sistema de defesa aérea no flanco oriental da NATO, segundo as autoridades polacas.

Polónia compra 32 aviões de combate aos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

14:30 - 31/01/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

No momento em que se intensificam as atividades militares russas nas suas fronteiras europeias, a Polónia anunciou a compra de 32 aviões de combate norte-americanos, num negócio que envolve 4,6 mil milhões de dólares (cerca de 4 mil milhões de euros).

As aeronaves (Lockeed Martin F-35) deverão chegar à Polónia entre 2024 e 2030, tornando este o 10.º país membro da NATO a ter este tipo de equipamento militar.

O contrato com o Governo dos EUA inclui ainda treino, logística e simuladores, que permitirão a substituição de caças a jato MIG-29, fabricados pela antiga União Soviética e que estavam a tornar-se obsoletos.

Os partidos da oposição ao Governo polaco já criticaram este contrato, condenando o seu elevado custo e argumentando que o dinheiro deveria ter sido utilizado para modernizar a força aérea com mais eficazes estratégias.

Para a assinatura do contrato estarão presentes o Presidente da Polónia, Andrzej Duda, e a embaixadora dos EUA em Varsóvia, Georgete Mosbacher, numa cerimónia que decorre na cidade polaca de Deblin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório