Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Tiros disparados em Nova Deli em protesto contra lei da nacionalidade

Há para já um ferido a registar. O suspeito foi detido.

Tiros disparados em Nova Deli em protesto contra lei da nacionalidade
Notícias ao Minuto

09:34 - 30/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Índia

Um homem não identificado disparou num protesto contra a nova lei da nacionalidade perto de uma universidade em Nova Deli, na Índia, esta quinta-feira. Há pelo menos um ferido a registar, segundo avançam as testemunhas citadas pela agência Reuters. 

Segundo as testemunhas o atirador segurava a arma enquanto gritava insultos contra os manifestantes, tendo depois começado a disparar. Pouco depois acabou por ser detido pelas autoridades.

O suspeito identificou-se apenas como Gopal, sendo que a polícia ainda não confirmou esta informação, refere o India Today. O ferido é um estudante da universidade de  Jamia Millia Islamia, identificado como Shadab Najar, que foi transportado para o hospital.

Numa fotografia captada pela Reuters pode ver-se o homem, vestido com um casaco preto a brandir a arma, a apenas poucos metros de dezenas de agentes da polícia. 

Notícias ao Minuto© Reuters

A nova lei facilita a atribuição da cidadania indiana a refugiados do Afeganistão, Bangladesh e do Paquistão, com a condição de que não sejam muçulmanos. A alteração modifica a Lei da Cidadania de 1955 para permitir que imigrantes hindus, sikh, budistas, jainistas, parses e cristãos originários do Afeganistão, Bangladesh e Paquistão que tenham ido para o país antes de 2015, possam obter a cidadania indiana.

A lei é vista pela oposição e organizações de defesa dos direitos humanos como parte do programa nacionalista do primeiro-ministro Narendra Modi com o objetivo de marginalizar os cerca de 200 milhões de indianos muçulmanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório