Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Exército da Síria reconquista Maarat al-Noomane no noroeste do país

O Exército sírio anunciou hoje a reconquista da cidade de Maaret al-Noomane, no noroeste da Síria, região dominada por grupos de extremistas islâmicos e oposicionistas.

Exército da Síria reconquista Maarat al-Noomane no noroeste do país
Notícias ao Minuto

09:28 - 29/01/20 por Lusa

Mundo Síria

"Nos últimos dias, as nossas forças estiveram empenhadas na eliminação do terrorismo em várias aldeias e cidades", de Idleb, refere um comunicado do Exército de Damasco transmitido através da televisão pública síria.

O documento destaca os combates em cerca de 20 povoações e cidades, entre as quais Maaret al-Noomane, considerada um ponto estratégico da região.

Maaret al-Noomane, segunda cidade mais importante da província de Idleb, junto à autoestrada M5, é um dos objetivos militares das forças de Bachar al-Assad.

Hoje a cidade que era habitada por mais de 150 mil pessoas está quase deserta devido aos efeitos da guerra, indicou hoje o Observatório Sírio para os Direitos do Homem, uma organização não-governamental com sede em Londres e que dispõe de uma vasta rede de informadores no terreno.

O comandante do Exército afirma que as tropas "estão empenhadas na perseguição do que resta das organizações extremistas armadas, até que todo o território sírio fique purificado de terrorismo".

Os combates que se prolongam há várias semanas já provocaram o êxodo da população local, sobretudo habitantes de Maaret al-Noomane.

Desde o fim do ano, mais de 358 mil deslocados, na maioria mulheres e crianças, do noroeste da Síria abandonaram os locais onde residiam.

Nos últimos meses as operações militares das forças governamentais intensificaram-se em Idleb.

A guerra na Síria, que começou em 2011, já fez mais de 380 mil mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório