Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Desconhecidos matam a tiro duas pessoas e ferem um 'ranger' na RDCongo

Dois motociclistas foram mortos e um 'ranger' (guarda) ferido por atacantes desconhecidos no Kivu do Sul, província da República Democrática do Congo (RDCongo), no leste do país, revelou hoje uma fonte do Parque Nacional de Kahuzi Biega.

Desconhecidos matam a tiro duas pessoas e ferem um 'ranger' na RDCongo
Notícias ao Minuto

21:20 - 28/01/20 por Lusa

Mundo RD Congo

O ataque ocorreu no interior do parque, que tem uma área de 600 quilómetros quadrados, "muito longe da zona turística", onde os visitantes podem ver os gorilas nas planícies do leste do país, acrescentou a mesma fonte do Parque Nacional de Kahuzi Biega (PNKB), um dos 53 locais considerados património mundial em perigo pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Os motociclistas, que atravessavam o parque, foram mortos depois de oferecerem resistência aos atacantes que os procuravam roubar.

"Um 'ranger' foi atingido por uma bala no peito, mas encaminhado rapidamente para o hospital", acrescentou o porta-voz do PNKB, citado pela agência France-Presse.

Último refúgio no mundo dos gorilas das planícies do leste, o PNKB procura desenvolver o turismo numa região sensível, como o parque dos Virunga, na província vizinha do Kivu do Norte.

Em dezembro, rebeldes hutus ruandeses, em fuga da perseguição efetuada pelo exército, recuaram para as zonas limites do parque.

No final de 2018, os pigmeus também entraram no parque, reivindicando as suas "terras ancestrais", o que provocou pelo menos três mortos nos confrontos com os 'rangers', em circunstâncias que ainda hoje permanecem confusas.

Um 'fórum de reconciliação' realizou-se no final de setembro entre as autoridades e os representantes dos pigmeus para procurar acabar com este conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório