O dono de uma loja na cidade de Hakone, no Japão, colocou um sinal à porta a proibir a entrada de turistas chineses por causa do receio do coronavírus, cujo epicentro foi Wuhan, na China. Esta nova e misteriosa estirpe do coronavírus já matou 17 pessoas e infetou 543.
“Não é permitida a entrada de chineses. Não quero que espalhem o vírus”, pode-se ler num sinal colocado à entrada da loja. Como dá conta o The Asahi Shimbun, o proprietário recorreu a uma aplicação de tradução para escrever o sinal em mandarim.
“Turistas chineses doentes geraram problemas para a minha loja. Quero proteger-me contra o coronavírus. Não quero que os turistas chineses entrem aqui”, declarou o dono da loja ao The Asahi Shimbun.
As imagens do sinal à entrada da loja geraram revolta nas redes sociais chinesas, e muitos utilizadores entraram em contacto com o dono da superfície comercial e exigiram-lhe um pedido de desculpas.
新型肺炎を理由に「中国人は入店禁止」 箱根の駄菓子店 https://t.co/5FKSa29XXx
— 朝日新聞(asahi shimbun) (@asahi) January 21, 2020
Em resposta, o empresário comprometeu-se a alterar o sinal, colocando um com linguagem mais moderada. No entanto, vai continuar a proibir a entrada de turistas chineses.