Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Primeiro-ministro russo Medvedev apresentou a demissão a Putin

O presidente considera que Medvedev falhou no cumprimento dos objetivos propostos.

Primeiro-ministro russo Medvedev apresentou a demissão a Putin
Notícias ao Minuto

13:52 - 15/01/20 por Fábio Nunes

Mundo Rússia

Dmitry Medvedev, o primeiro-ministro da Rússia, apresentou a demissão a Vladimir Putin esta quarta-feira, adianta a agência TASS. Os meios de informação russos revelam que o presidente agradeceu o serviço de Medvedev, mas fez notar que o gabinete do primeiro-ministro falhou no cumprimento de objetivos propostos. 

No entanto, Putin pediu aos membros do executivo liderado por Medvedev para se manterem em funções até à formação de um novo governo. 

O presidente russo já terá em vista uma nova função para Medvedev e deverá nomeá-lo como adjunto no Concelho de Segurança presidencial. 

O pedido de demissão do primeiro-ministro surge após o discurso anual de Putin no parlamento, durante o qual propôs um referendo sobre reformas constitucionais que visam reforçar os poderes do cargo de primeiro-ministro e dos ministros do governo. 

Esta proposta de Putin é vista como uma estratégia para criar uma nova posição de poder para se manter à frente dos destinos da Rússia depois do seu atual mandato chegar ao fim, algo que acontece em 2024. 

Medvedev é primeiro-ministro desde 2012, depois de ter cumprido um mandato de quatro anos como presidente, que teve início em 2008. 

[Notícia atualizada às 14h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório