Dmitry Medvedev, o primeiro-ministro da Rússia, apresentou a demissão a Vladimir Putin esta quarta-feira, adianta a agência TASS. Os meios de informação russos revelam que o presidente agradeceu o serviço de Medvedev, mas fez notar que o gabinete do primeiro-ministro falhou no cumprimento de objetivos propostos.
No entanto, Putin pediu aos membros do executivo liderado por Medvedev para se manterem em funções até à formação de um novo governo.
O presidente russo já terá em vista uma nova função para Medvedev e deverá nomeá-lo como adjunto no Concelho de Segurança presidencial.
O pedido de demissão do primeiro-ministro surge após o discurso anual de Putin no parlamento, durante o qual propôs um referendo sobre reformas constitucionais que visam reforçar os poderes do cargo de primeiro-ministro e dos ministros do governo.
Esta proposta de Putin é vista como uma estratégia para criar uma nova posição de poder para se manter à frente dos destinos da Rússia depois do seu atual mandato chegar ao fim, algo que acontece em 2024.
Medvedev é primeiro-ministro desde 2012, depois de ter cumprido um mandato de quatro anos como presidente, que teve início em 2008.
[Notícia atualizada às 14h10]